ASSINE
search button

Conferência reúne grandes nomes do setor de entretenimento no Rio

Apresenta Rio Summit acontece nos dias 16 e 17 de outubro, em Copacabana, e vai discutir os principais temas da indústria de eventos

Compartilhar

Nos dias 16 e17 de outubro, o recém-inaugurado hotel Fairmont, em Copacabana, recebe o Apresenta Rio Summit, uma realização da Associação de Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins, que reunirá os grandes players da indústria do entretenimento do Rio de Janeiro. Serão dois dias de conferência, totalizando 16 horas de muito networking e conhecimento sobre esta indústria que é um dos principais vetores de atração de turistas, geração de empregos e investimentos na economia do estado. Os fóruns terão a participação de convidados especiais e empresários influentes do setor como Duda Magalhães, Abel Gomes, Nelson Drucker, Milena Palumbo, Vilma Lustosa e Alan Adler.

O Summit irá abordar temas como oportunidades de negócios, desafios e tendências do setor de entretenimento, além de questões como licenciamento e desburocratização, leis de incentivo e tributos.

“O primeiro Apresenta Rio Summit será um desafio e promete entrar para o calendário anual da cidade. Serão dois intensos dias de programação que acreditamos que irá provocar o interesse dos empresários e representantes do setor público, por oferecer uma vasta agenda de conteúdos e encontros, num ambiente construído pelo próprio setor e para o seu próprio mercado. A presença de grandes personagens do setor vai agitar o Fairmont e transformar o espaço num grande fórum, onde esses players estarão juntos em uma mbiente de debates, propostas, confraternização,negócios e muito relacionamento”, afirma Pedro Guimarães, diretor presidente da Apresenta Rio.

Com pouco mais de um ano de lançamento, a Apresenta Rio é formada atualmente por uma rede de mais de 140 associados e é reconhecida pela atuação nas principais causas do setor. Devido a sua grande representatividade, tem buscado o diálogo franco com as instituições, o que tem permitido avanços significativos em questões polêmicas, mas relevantes à indústria, como as Leis de Incentivos Fiscais municipais, estaduais e federais. Atua também em outras discussões técnicas que vão desde as questões trabalhistas até a apresentação de sugestões para melhorar as rotinas de licenciamento dos eventos e garantir uma efetiva segurança jurídica empresarial.

Além disso,a busca da associação pela redução das altas taxas e tributos que impactam no desenvolvimento do entretenimento, assim como uma constante procura pela melhor maneira de se relacionar com todos os atores do seu mercado e do setor público, tem propiciado promover, cada vez mais, um melhor ambiente de negócios.

"A realização da Apresenta Rio Summit em 2019 é muito simbólica, especialmente pelo pouquíssimo tempo de lançamento da associação, fundada em julho de 2018. Nesse curto período, conseguiu reunir os principais players deste mercado. O setor de entretenimento foi finalmente compreendido como vetor vital do desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. E o Summit tem importância simbólica, que é justamente debater as melhores práticas e aspectos que a indústria precisa desenvolver, além da possibilidade de estabelecer diálogos constantes com o setor público. É o ponto de encontro de toda a comunidade do entretenimento ao vivo, e o momento mostra a maturidade que o setor atingiu nos últimos anos e a relevância com que deve ser encarado por toda a sociedade", diz Duda Magalhães, empresário e Presidente do Conselho de Administração da Apresenta Rio.

Entre as principais conquistas da Apresenta Rio estão: nova lei de incentivos fiscais para cultura e esporte no âmbito doestado e apoio à criação da nova lei municipal do esporte; novos decretos que permitiram o diferimento do ICMS cobrado sobre produtos vendidos por expositores de outros estados; a implementação da redução da alíquota para o setor alimentos e bebidas em todas as suas receitas tributáveis; a renovação dos convênios do CONFAZ em apoio às políticas públicas de incentivos; e a apresentação da proposta de integração digital dos processos de licenciamento dos eventos.

“O entretenimento é o novo turismo e esperamos mostrar que é uma atividade de enorme impacto na economia, na atração de investimentos, na geração de empregos e na arrecadação de impostos para o setor público. Possibilita incrível acesso ao lazer e aos negócios como forma de promoção de experiências únicas e inesquecíveis e ainda na oferta de diversas novas oportunidades. É uma indústria que movimenta milhões e impulsiona fortemente o turismo em todo o estado e nas suas regiões de influência. O caminho do desenvolvimento econômico é o turismo!”, finaliza Pedro.