ASSINE
search button

Santa Teresa promove festival "A Gosto de Santa" com foco em sustentabilidade e responsabilidade social

Divulgação -
No Maloca tem Bobó vegano com legumes, pupunha, arroz integral e farofa
Compartilhar

O festival gastronômico “A Gosto de Santa”, promovido pelos empreendedores dos restaurantes e bares de Santa Teresa, vai esquentar o inverno no Rio até o dia 1º de setembro. O evento é a cara do bairro, tem um viés sustentável e foco em empreendedorismo, inovação, qualidade, responsabilidade social e consciência ambiental.

Macaque in the trees
O Baliburguer do Ateliê dos Artífices vem num pão integral, recheado com posta de biomassa vegetal assada, alface, tomate, cebola e rodelas de provolone tostado (Foto: Divulgação)

Neste sábado (24) e domingo (25) acontece o Palco dos Sabores: oficinas gastronômicas realizadas por chefs atuantes em Santa e chefs convidados, elaborando receitas com ingredientes vendidos no Circuito Carioca de Economia Solidária. Haverá degustação para o público que se inscrever nas apresentações. No encerramento de cada dia, DJs, músicos do bairro e seus convidados assumirão o palco em uma grande festa. Para o público infantil serão realizadas oficinas como pintura corporal, entre outras atividades.

Neste final de semana também acontece o Circuito Carioca de Economia Solidária, com a presença de expositores da Junta Local, do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, da Rio EcoSol e da Amesanta (na Rua Pascoal Carlos Magno). Os produtos que serão comercializados são feitos localmente (estado do RJ), com matéria-prima orgânica e/ou oriundos de agricultura familiar.

Durante todo o período do festival, que vai até 1º de setembro, restaurantes e bares do eixo gastronômico do Largo do Curvelo ao Largo das Neves oferecerão pratos especiais priorizando uma das temáticas do Festival: produzidos localmente, a partir de matéria-prima orgânica e oriundos de agricultura familiar. Alguns estabelecimentos também apresentarão petiscos e comidinhas que concorrerão ao selo o Gosto de Santa, que representa a alma do bairro.

Macaque in the trees
No Maloca tem Bobó vegano com legumes, pupunha, arroz integral e farofa (Foto: Divulgação)

O evento pretende valorizar o território através de uma agenda positiva, reforçando a imagem de Santa Teresa como um destino de entretenimento turístico, cultural e gastronômico. Visa ampliar as possibilidades de negócio para as empresas e pequenos empreendedores do segmento de turismo e gastronomia e fortalecer a imagem multicultural de Santa Teresa através da gastronomia. Além disso, tem também como objetivo promover a integração entre os moradores, as empresas e empreendedores atuantes no bairro e os produtores do estado do Rio. Essa é uma iniciativa da AmeSanta – Associação de Empreendedores e Amigos de Santa Teresa, com apoio da SMDEI (Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação), La Vereda, Grupo Casal e Cachaçaria Magnífica.

Confira a programação completa: www.visitesantateresa.com.br

Divulgação - O Baliburguer do Ateliê dos Artífices vem num pão integral, recheado com posta de biomassa vegetal assada, alface, tomate, cebola e rodelas de provolone tostado