Jornal do Brasil

Economia - Negócios e Marketing

brMalls Partners anuncia empresas selecionadas para a 2ª edição do programa que bateu recorde de inscrições em 2019

Mais de 700 empresas foram analisadas para o primeiro e o maior programa de aceleração do varejo brasileiro; as 15 escolhidas vão receber mentoria especializada durante sete meses

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A transformação que os empreendedores podem trazer para a economia do Brasil é uma realidade já traduzida em números.

Atualmente, são eles que movimentam e dão fôlego novo para o mercado. Segundo uma pesquisa realizada pela Endeavor em parceria com IBGE, o empreendedorismo foi responsável pela criação de 70% dos novos empregos no Brasil entre 2010 a 2013, período de grande recessão econômica no país. A brMalls, maior empresa de shoppings da América Latina, também aposta neste segmento. Nesta quarta-feira (22), a companhia anunciou, no Espaço Cubo Itaú, em São Paulo, as 15 marcas que vão participar da segunda edição do brMalls Partners – programa de aceleração desenvolvido com a Endeavor. O grupo receberá assessoria especializada e mentoria para escalar a produção e desenvolver o negócio.

 Ao todo, 700 empresas foram analisadas e 452 inscritas no processo seletivo – um recorde nos programas de aceleração promovidos pela Endeavor, organização global sem fins lucrativos presente em 40 países. Para o programa de 2019, as marcas escolhidas são: Bio Mundo (Produtos naturais); Biscoitê (Boutique de biscoitos finos); C.E.P. Varizes (Tratamento de varizes); Corleone (Barbearia); Curumim (animações e eventos infanto-juvenis); Dengo (Chocolateria); Garage (Moda); Haight ( Moda praia); Insider (moda sustentável); Itzza (Pizza artesanal); Moncloa (Chá gourmet); Mundo do Cabeleireiro (Produto de beleza); Noha (Calçado masculino); Pantys (Moda ìntima); Rova(: Farmácia de manipulação).

 "É gratificante ver o resultado de uma provocação que nós fizemos: como ajudar a desenvolver o varejo no Brasil? A resposta veio com a união da maior rede de shoppings do país, com a maior rede de empreendedorismo do Brasil. Ajudamos o processo de gente e gestão, transformação digital e inovação, fazendo esses empreendedores crescerem. Hoje é uma satisfação ver a evolução desse projeto", afirmou Ruy Kameyama. 

Números em 2018

 Em 2018, as empresas aceleradas registraram um aumento de 33% em faturamento e com geração de emprego. O crescimento médio foi de 14% no número de funcionários.

"Eu acredito que os empreendedores são capazes de transformar o Brasil. Cada um tem o potencial para se desenvolver e nesta rede, ir compartilhando informações e contribuindo para uma economia colaborativa e sustentável", disse Camila Junqueira – Diretora da Endeavor

O brMalls Partners visa fomentar o empreendedorismo do varejo no país e identificar os principais problemas enfrentados por cada lojista para ajudar na busca por soluções.

Desenvolvimento 

Nos próximos sete meses, os participantes vão receber orientação de executivos da brMalls e de mentores padrinhos da Endeavor em encontros coletivos e individuais. O objetivo é acelerar o desenvolvimento dessas empresas, gerar networking e buscar oportunidades que possam ser aplicadas no setor. As empresas ainda poderão fazer parte de uma comunidade exclusiva para compartilhar boas práticas. As mentorias e orientações são gratuitas.

No evento desta quarta-feira (22), nomes importantes do varejo acional discutiram tendências e novidades do setor. Andrea Pupo, diretora de expansão do Cinemark; Ricardo Garrido, sócio da CTC; Ivan Murias, CEO da Tok&Stok; Pierre Berenstein, presidente da Bloomin´s Brands. O painel foi mediado pelo diretor executivo de operações da brMalls Vicente Avelar.

A programação também incluiu palestra do Charmain da RaiaDograsil Antonio Carlos Pipponzi e uma conversa conduzida por Ruy Kameyama com Pedro Zemel, CEO da Centauro, sobre as transformações vividas pela marca e os avanços no e-commerce. Zamel será um dos mentoresdo programa nessa segunda edição

Sobre a brMalls

A brMalls é líder no setor de varejo na América Latina, com participação em 39 Shoppings Centers nas cinco regiões do Brasil e com mais de 200 milhões de visitas por ano. Orientada pela inovação e com o propósito de transformar seus espaços em destino de felicidade e oportunidade, a companhia busca promover a melhor experiência ao consumidor e gerar resultados sólidos e de longo prazo para lojistas e investidores.