CRIPTOMOEDAS

Investidores do setor de cripto acreditam nas indicações de celebridades?

.

Por JB CRIPTOMOEDAS

Publicado em 23/11/2021 às 08:12

Alterado em 23/11/2021 às 08:27

Bitcoin Sputnik / Vladimir Astapkovich

Pode até parecer uma besteira, mas a verdade é que uma surpreendente porção dos investidores no setor de cripto já afirmaram que comprariam criptoativos que fossem apoiados por algum grande influenciador ou celebridade.

Esse dado foi divulgado em uma nova pesquisa norte-americana, que acabou revelando o panorama sobre a disposição dos investidores mais tradicionais de seguir conselhos sobre ativos do setor digital criados por algum tipo de celebridade.

A pesquisa foi feita nos Estados Unidos, e 2.200 adultos foram entrevistados, sendo que 45% desses afirmaram que muito provavelmente apenas iriam buscar se expor aos ativos digitais se eles fossem verdadeiramente endossados por algum tipo de celebridade ou influenciador.

Alguns dos entrevistados falaram que também investiriam no setor se algum membro de sua família ou amigo recomendasse, mas a grande maioria disse que apenas investiria nas criptomoedas e nos ativos digitais caso fossem aconselhados por um tipo de consultor financeiro.

Criptomoedas e celebridades: algo muito mais importante do que você imagina

Quando se fala sobre conselhos dados por celebridades, geralmente esse tipo de indicação pode ser completamente descartada, principalmente quando as celebridades estão falando sobre política.
Entretanto, dentro do setor dos criptoativos, as coisas são bem diferentes, como foi mostrado com um post publicado recentemente pela Kim Kardashian. Nessa publicação, estava sendo divulgado o EthereumMax, um token da rede Ethereum.

Essa publicação acabou criando uma polêmica gigantesca, e o preço desse ativo subiu de forma meteórica depois de ter sido anunciado como a única moeda virtual que seria aceita para a compra dos ingressos on-line da luta entre Floyd Mayweather contra o youtuber Logan Paul.

Depois de toda essa polêmica, o EthereumMax teve uma disparada em seus preços, sendo que, em menos de uma semana, o ativo teve um ganho superior a 116.000%. Ou seja, quem investiu nesse ativo teve um lucro estrondoso em tempo recorde.

É importante mencionar que esse tipo de aumento no valor de algum criptoativo geralmente é momentâneo, e o token EthereumMax desde então perdeu quase 99% de seu valor. Kim Kardashian, que havia divulgado o token, aproveitou a oportunidade e vendeu mais de 50% desses ativos que estavam em sua carteira.

 

O impacto da especulação artística nas criptomoedas

Uma celebridade ou influenciador comentando em suas redes sociais sobre algum tipo de criptoativo pode parecer algo inofensivo, mas a verdade é que as coisas são bem diferentes. Quando uma celebridade, tão conhecida internacionalmente quanto Kim Kardashian, vai até as redes sociais para falar sobre algum ativo digital, pode ter certeza de que o preço desse ativo vai subir muito rápido.

Isso acontece porque o setor dos criptoativos acaba sendo influenciado severamente pela lei de procura e demanda, ou seja, quanto mais pessoas estiverem procurando comprar esses ativos, maior vai ser o preço deles.

Por se tratar de um mercado que não é regulado, a especulação desses valores acaba acontecendo sem nenhum tipo de freio. Para quem quer aprender mais sobre esse tipo de ativo, uma boa ideia é procurar sites como o Bitcoin Prime, que oferecem informações recentes sobre o setor.

Por conta disso, apenas para o setor de ativos digitais, seguir as indicações de grandes celebridades pode ser extremamente lucrativo, mas é necessário saber o momento certo de aproveitar esse ‘’embalo’’.

Geralmente, celebridades têm influência sobre o preço apenas de moedas virtuais menos conhecidas. Geralmente essas moedas também têm uma vida bem curta, já que ao mesmo tempo em que seu preço aumenta do dia para noite, também pode cair em apenas alguns dias.

 

Como os governos pretendem lidar com essas situações?

É extremamente difícil regular esse tipo de situação, principalmente porque as celebridades geralmente são contratadas para fazer a divulgação desses ativos, de forma que não existe nenhum tipo de objetivo maior por trás de suas atitudes.

Por outro lado, quando celebridades como o Elon Musk falam sobre criptoativos, apenas para especular o preço deles e lucrar com o aumento, as coisas são bem diferentes. É contra esse tipo de atitude que os governos pretendem lutar, a fim de trazer mais segurança para o setor dos ativos digitais, permitindo que mais investidores possam entrar nesse mercado e aproveitar as oportunidades.

Tags: