ECONOMIA

Relator de PL do ICMS chama de ‘inadmissível’ volume de dividendos pagos pela Petrobras

...

Por ECONOMIA JB
[email protected]

Publicado em 25/05/2022 às 17:31

Alterado em 25/05/2022 às 17:31

Sede da Petrobras no centro do Rio de Janeiro REUTERS/Sergio Moraes

Iander Porcella - O relator do projeto de lei complementar que estabelece um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica, combustíveis e gás natural, deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), disse nesta quarta-feira, 25, que a aprovação da proposta é um passo para aliviar a inflação, mas que outras medidas ainda precisam ser tomadas. O parlamentar chamou de “inadmissível” o total de dividendos pagos pela Petrobras a seus acionistas, mas indicou que mudanças na estatal não cabem neste projeto.

“A Petrobras está tendo uma partilha de dividendos que supera o PIB de alguns países, e isso é inadmissível, porque recai numa cadeia que leva a que o pobre sempre pague a conta”, disse Elmar, em entrevista coletiva.

A Petrobras está sob pressão do governo e do Congresso diante da alta nos preços dos combustíveis. Nesta segunda-feira, 23, o presidente Jair Bolsonaro demitiu o terceiro presidente da estatal em seu mandato, José Mauro Coelho, dias após trocar Bento Albuquerque por Adolfo Sachsida no comando do Ministério de Minas e Energia. (com Agência Estado)

Tags: