Banco Mundial promete US$25 bilhões por ano para ação climática

.

Robert Perry/Epa
Credit...Robert Perry/Epa

O Banco Mundial se comprometeu neste sábado (6) a investir US$25 bilhões anuais em financiamento climático até 2025, por meio de seu Plano de Ação Climática, que inclui um enfoque na agricultura e nos sistemas alimentares.

A decisão foi anunciada na COP26, em Glasgow, na Escócia, e será realizada por meio de "projetos e programas de alto impacto que reduzem as emissões de gases de efeito estufa, promovem a adaptação e reduzem a pobreza e desigualdade".

" Enfrentar as mudanças climáticas é urgente e nossa abordagem traduz ambição em ação", anunciou a instituição. A medida é divulgada depois que o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, ex-diretor executivo do Banco Mundial, afirmou que o Banco Mundial "faz muito pouco sobre o clima".

Nesse sábado (6), dezenas de milhares de pessoas enfrentaram a chuva para protestar por mais ações efetivas e para pedir "justiça climática". Os atos também foram realizados em Londres e em outras cidades do Reino Unido e da Irlanda, além de outros países, como na Coréia do Sul, Indonésia, Holanda, França, Brasil e Bélgica.

O documento, que ficará pronto na próxima quarta-feira (10), tentará negar as acusações de jovens ambientalistas de que a COP26 foi inútil e pouco concreta.(com agência Ansa)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais