Autoridades pedem aos cidadãos que economizem água e eletricidade

.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Credit...Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na segunda-feira (28), o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, pediu aos brasileiros que economizem água e energia elétrica diante de uma forte seca.

Albuquerque disse que as autoridades estão trabalhando num programa para, sem prejuízo da produção e economia do Brasil, realocar o calendário de consumo de energia eléctrica dos horários de ponta para os horários de menor procura, conforme informação da CBN.

“Porém, para melhorar a segurança energética do país, é extremamente importante que não só a indústria, o comércio e o setor de serviços, mas toda a sociedade, cada consumidor, dê a sua contribuição”, acrescentou o ministro.

Atualmente, o nível de água em usinas hidrelétricas nas regiões sudeste e centro oeste do Brasil é o mais baixo em 91 anos. De acordo com especialistas, em setembro e outubro o país poderá enfrentar uma restrição forçada do fornecimento de energia elétrica aos consumidores.

A situação também é agravada pela desaceleração da economia por conta do coronavírus, segundo a plataforma financeira Iq Option Brasil. Certos setores empresariais sofreram com o encerramento ou restrições ao trabalho, apenas algumas áreas da atividade empresarial permaneceram em território positivo, principalmente o setor da Internet.

Em 10 de maio, as autoridades do estado norte-americano da Califórnia emitiram um alerta de "seca extrema" devido à severa escassez de água nas partes norte e central do estado.

Segundo as autoridades locais, as altas temperaturas obrigaram a população a usar mais água do que em outros anos secos, o que fez com que os níveis de água nos reservatórios se tornassem extremamente baixos para as necessidades dos agricultores, animais e peixes.