ECONOMIA

ANÁLISE: O pacote de resgate de US $ 1,9 trilhão de Biden oferece uma ponte para a economia duramente atingida

Os analistas já começaram a marcar suas previsões para o crescimento econômico este ano

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 15/01/2021 às 08:30

Alterado em 15/01/2021 às 08:30

Joe Biden Foto: Reuters/Kevin Lamarque

A proposta do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, de despejar US $ 1,9 trilhão em uma economia conturbada pode lançar as bases para um aumento nos empregos e gastos que muitos economistas dizem ser necessários para evitar danos de longo prazo de uma recessão pandêmica recorde.

Os analistas já começaram a marcar suas previsões para o crescimento econômico este ano, depois que as eleições da semana passada na Geórgia entregaram o controle de ambas as casas do Congresso aos democratas.

Muitos, porém, haviam desenhado pacotes menores, mais na linha do estímulo de US $ 892 bilhões aprovado em dezembro.

Gastar muito com a implantação de vacinas, testes e para fortalecer os governos estaduais e locais na linha de frente desses esforços poderia ajudar a acabar com a crise de saúde do país, que continua na raiz da crise econômica.

O pacote proposto pelo próximo governo democrata fornece ajuda direcionada que, segundo os economistas, proporciona o impulso econômico mais eficaz, incluindo um aumento do atual benefício semanal extra para os desempregados, de US $ 300 para US $ 400.

Também direcionaria US $ 170 bilhões para a reabertura de escolas, cujo fechamento em muitas partes do país obrigou milhões de trabalhadores, principalmente mulheres, a deixar seus empregos.

E colocaria US $ 1.400 extras nas mãos da maioria dos americanos - dinheiro que pode ser gasto com aluguel ou comida para quem precisa, ou economizado para gastar em viagens ou jantar fora no final do ano, quando a distribuição mais ampla da vacina permitir a vida cotidiana para voltar mais perto do normal.

Os novos gastos chegam em um momento crítico para a maior economia do mundo. O ressurgimento da covid-19 no inverno reverteu um mercado de trabalho parcialmente recuperado no mês passado, com os empregadores eliminando 140.000 empregos, especialmente cargos de baixa renda em restaurantes, bares e outras indústrias de serviços de alto contato.

Ao todo, o novo pacote, que ainda deve ser votado pelo Congresso, elevaria para US $ 5,2 trilhões o estímulo fiscal total entregue à economia dos EUA desde o início da crise, equivalente a cerca de um quarto da produção econômica anual dos EUA.

Isso é um estímulo suficiente para a economia recuperar todo o declínio da recessão covid-19 até o terceiro trimestre deste ano, estima o economista da Moody's Ryan Sweet. Mas, acrescenta, “a recuperação do mercado de trabalho vai demorar mais tempo”.

RESPOSTA ALIMENTADA?
O plano de Biden será bem-vindo no Federal Reserve, onde alguns funcionários estavam preocupados no final do ano passado com uma resposta fiscal cada vez menor à crise. Em seus últimos dias como presidente, o republicano Donald Trump dedicou a maior parte de sua energia a um esforço fracassado para contestar os resultados da eleição de novembro e não se engajou amplamente no pacote de ajuda menor que foi aprovado pouco antes do final do ano.

No início da quinta-feira, o presidente do Fed, Jerome Powell, observou que os gastos iniciais e vigorosos do governo ajudaram a salvar a economia de um destino muito mais terrível.

E estava claro que o Fed não responderia aos gastos adicionais do governo como fez aos cortes de impostos sob Trump, apertando lentamente a política monetária.

“Agora não é hora de falar sobre saída”, disse Powell, referindo-se à política monetária do Fed, que inclui um programa maciço de compra de títulos e taxas de juros que devem permanecer próximas de zero por anos.

Naquela época, a economia estava há anos no que se revelaria uma expansão recorde e, com o mercado de trabalho em alta, o estímulo extra foi visto como um superaquecimento potencial da economia.

Não agora, com 10,7 milhões e crescendo sem trabalho e uma taxa de desemprego de 6,7%, quase o dobro do nível pré-pandemia.

O Fed se comprometeu a manter as taxas de juros em seu nível atual próximo a zero até que a inflação alcance e esteja a caminho de ultrapassar 2%, e a economia alcance o pleno emprego.

O enorme estímulo adicional em face de um Fed tranquilo levanta o fantasma para alguns de que um boom econômico no final deste ano poderia elevar os preços de forma desconfortável ou sobrecarregar os preços dos ativos.

“Não sei se entendemos completamente todos os impactos de injetar tanto dinheiro na economia quando uma parte significativa da economia ainda está reprimida pela pandemia”, disse o professor de economia da Universidade de Oregon, Tim Duy. (com agência Reuters)