Jornal do Brasil

Economia

Novos investidores e grande quantidade de jovens; cuidados a se ter

Jornal do Brasil NICCOLAS PAGANINI

Não é fácil ter bons retornos, por isso é preciso enxergar boas oportunidades e cultivar os investimentos inteligentes para ter bons ganhos.

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) teve um enorme aumento de jovens investidores, no espectro entre 25 a 39 anos. O pulo de 2017 para 2020 foi de 28% para 49%, tornando-se assim a faixa etária com mais investidores. O aumento nos investidores de até 24 anos também foi enorme: de apenas 1%, três anos atrás, para 10% agora.

Macaque in the trees
... (Foto: Pixabay)

Isso indica como a educação financeira da população brasileira está aumentando com a conscientização dos mais jovens. Mas com outros números do estudo feito pela B3 e divulgado ao público pode-se pintar um excelente cenário dos investimentos e da economia brasileira: em março, quando a Bolsa caiu de forma vertiginosa, houve 223 mil novos CPFs cadastrados. Atualmente são 2,4 milhões de contas inscritas.

A razão para explicar isso é simples: com os juros baixos, deixar o dinheiro na poupança é uma má ideia. E os títulos do Tesouro Direto e outras formas de renda fixa não são tão sedutores. É preciso buscar ativos com risco para ter bons ganhos. Mas é importante ter cuidados.

Não são só as ações

As ações chamam a atenção pelas movimentações gigantescas diárias e a divulgação da imprensa. Não há mais aqueles pregões de antigamente, com gritaria e frenesi: corretoras, gestores e investidores fazem suas operações remotamente, por meio de computadores desde os anos 2000. Porém, o mercado de ações continua dinâmico, com excelentes retornos e uma certa aura de aventura.

A modernidade trouxe várias outras possibilidades para investir. Uma delas são as opções binárias, que possibilitam que você adote uma posição de valorização ou desvalorização de uma commodity como o ouro ou uma moeda estrangeira. Se você estiver na posição certa, a valorização de seu investimento pode ser de 70% a 90%.

Há diversas plataformas que fazem essas operações e você pode conferir em sites especializados, por exemplo, se Binomo é confiável. Essas plataformas têm segurança, boas avaliações e capacidade de realizar operações de forma rápida e dinâmica.

E há ainda as criptomoedas, tão faladas nos últimos anos, com o Bitcoin sendo o protagonista. Este é outro investimento de risco e que exige cuidados.

Os cuidados necessários para investir

Independente de sua idade, o começo no mundo dos investimentos é animador. Pensar que seu dinheiro pode render e valorizar, muitas vezes em grande quantidade, deixa até a pessoa mais “pé no chão” empolgada.

Por isso, muitas pessoas quebram a cara: é preciso ter controle emocional e muita calma nesse momento. Não entre na euforia dos ganhos achando que sempre será assim e muito menos desanime e tire todo o dinheiro com algumas perdas. Afinal, uma máxima eterna nos investimentos é comprar quando está barato e vender quando está caro.

No caso das ações, estude as empresas. Vá nas companhias que você conhece, leia as últimas notícias, veja os preços nos últimos meses e até máximas no passado recente para saber se há algum caminho para o crescimento. Não embarque em notícias sobre “compre ação tal agora”, porque muitas outras pessoas estarão comprando com você ao ler essa notícia e o preço será alto.

O “segredo” nas ações, nas opções binárias e nas criptomoedas é tentar antecipar movimentos. Por exemplo, empresas com grande exposição a mercados estrangeiros: exportadoras podem se beneficiar ou se prejudicarem com uma tendência de alta do dólar.

O faturamento em dólar alto fará o lucro crescer num cenário desses, mas se elas tiverem despesas em dólar, podem se prejudicar seriamente. Quem estuda o perfil de empresas saberá antecipar qual crescerá e qual perderá fôlego com a vinda de uma tendência.

Commodities são especialmente suscetíveis a tendências externas e à movimentação do dólar. Diminuir as incertezas dos investidores em momentos de mudança é um serviço prestado por corretoras com bons serviços de assessoria – isso é o que é Binomo.

Além de fornecer ferramentas muito úteis para analisar as oportunidades do mercado, a corretora cumpre um papel crucial para quem investe em criptoativos e opções binárias: estabelecer uma ponte segura com os mercados que negociam esses títulos.

Tanto os criptoativos quanto as opções binárias são opções no limiar da inovação e, portanto, carecem da regulação que têm as ações e as opções futuras, comercializadas nas bolsas de todos os lugares.

Esse é o ônus e o bônus do novo investidor num momento de juros baixos no mundo inteiro e grande volatilidade: para obter um bom prêmio, tem que arcar com o risco. Por isso é importante estudar bastante e tomar as precauções devidas, escolhendo uma boa plataforma, tendo uma rede de segurança e um fundo para compensar perdas e ter bom controle emocional.