Ibovespa desaba após pedido de demissão de Moro

O Ibovespa despencava no final da manhã desta sexta-feira, com o mercado reagindo ao pedido de demissão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Às 11:43, o Ibovespa caía 7,15%, a 73.978,2 pontos.

A decisão de Moro —que ganhou notoriedade como principal juiz da operação Lava Jato— ocorre após a demissão do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, pelo presidente Jair Bolsonaro, publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira.

O ministro havia imposto como condição para permanecer no governo que pudesse discutir com Bolsonaro a escolha do sucessor de Valeixo à frente da PF, o que não aconteceu, de acordo com uma fonte com conhecimento da decisão do ministro de deixar o governo.

“Estamos vendo um governo se desfazer em meio a uma situação gravíssima de política internacional”, afirmou Fernando Bergallo, da FB Capital.

“A troca do Ministro da Saúde em plena pandemia, obviamente, já pegou muito mal para o investidor estrangeiro, e no momento em que o segundo pilar do governo, que é o Ministro da Justiça, que emprestou a credibilidade toda para o Bolsonaro sai do governo, você está perdendo outra perna desse tripé que não vai se sustentar sozinho”, afirmou. (Reuters)