LONDRES, 17 Jun (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo operavam em leve queda nesta segunda-feira, com sinais de uma desaceleração econômica em meio a disputas comerciais internacionais começando a superar temores quanto à oferta alimentados por ataques a navios petroleiros no Golfo de Omã na semana passada.
O petróleo Brent recuava 0,08 dólar, ou 0,13%, a 61,93 dólares por barril, às 11:57 (horário de Brasília).
O petróleo dos Estados Unidos caía 0,07 dólar, ou 0,13%, a 52,44 dólares por barril.
"O crescimento da produção industrial da China está caindo para o nível mais baixo em 17 anos, em meio a tensões comerciais com os Estados Unidos. Os mercados de petróleo terão que digerir mais preocupações com a demanda, já que a Índia implementou tarifas retaliatórias sobre vários produtos dos EUA ontem", disse a consultoria JBC Energy em nota.
Os preços também foram enfraquecidos pela fraca perspectiva para o crescimento da demanda por petróleo em 2019, projetada pela Agência Internacional de Energia (AIE) na sexta-feira, citando a piora nas perspectivas para o comércio global.
As expectativas do mercado em relação a um aumento de preços haviam encolhido no período que antecedeu os ataques dos petroleiros.
Embora o perigo de um confronto imediato após os ataques a petroleiros da semana passada - que os Estados Unidos atribuíram ao Irã, mas Teerã negou - parecesse diminuir, as tensões sobre a rota estratégica onde eles foram atingidos continuam elevadas. Um quinto do petróleo do mundo passa pelo Estreito de Hormuz.
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse no domingo que Washington não quer entrar em guerra com o Irã, mas vai tomar todas as medidas necessárias, incluindo a diplomacia, para garantir uma navegação segura no Oriente Médio.
(Por Noah Browning)
REUTERS PS LC