A Câmara dos Deputados obteve quórum e realizou uma sessão não deliberativa nesta sexta-feira, permitindo que seja contado o primeiro dia do prazo de vista concedido à comissão especial que discute a reforma da Previdência.
Na quinta-feira, o relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou e leu seu parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Logo após a leitura, foi concedido o prazo de vista de duas sessões.
Na ocasião, o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou que a intenção é votar a proposta na Casa antes do recesso parlamentar, que tem início na segunda quinzena de julho.
Também declarou que haveria um esforço para garantir quórum nesta sexta e na segunda-feira --dois dias tipicamente esvaziados no Congresso-- para realizar sessões no plenário da Câmara e garantir o início da discussão da PEC na comissão já na terça-feira.
Já está convocada uma reunião deliberativa da comissão convocada para a manhã da terça-feira.
O parecer apresentado na quinta-feira exclui do texto pontos polêmicos, como a capitalização e a inclusão de Estados e municípios nas novas regras.
Também deixa de fora da PEC as alterações previstas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural, dois outros temas que enfrentavam forte resistência entre os parlamentares.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)