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Economia

Maio registra queda de 24,3% nos pedidos de recuperação judicial, mostra Serasa Experian

No mesmo período, as falências aumentaram 8,0%

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O número de requisições de recuperações judiciais no Brasil reduziu 24,3% em maio de 2019, com 103 pedidos ante os 136 do mesmo mês de 2018. O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações mostra também que houve recuo de 27,5% entre janeiro e maio de 2019. Neste ano, foram 474 pedidos, enquanto o mesmo período do ano anterior teve 654.

Já as falências requeridas chegaram a 163 em maio de 2019, crescimento de 8,0% no comparativo anual (em 2018 foram 151 requisições). Considerando a análise mês a mês deste ano, o crescimento foi de 24,4%, ante os 131 pedidos de abril/19. Nestes primeiros cinco meses de 2019, foram 580 pedidos de falência, crescimento de 2,1% quando comparado com número de janeiro a maio de 2018 (568).

Segundo os especialistas da Serasa Experian, a recuperação lenta da economia brasileira ainda faz com que os indicadores se movimentem em direções opostas. Esta tendência deve ser mantida enquanto houver a semi-estagnação da atividade produtiva, que melhora a produção de caixa de algumas empresas, mas não de forma generalizada para todos os portes e setores.

Confira abaixo a tabela completa com os números de falências e recuperações:

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Números de falências e recuperações (Foto: Serasa)

Legenda:

Recuperação Requerida: Quando a empresa entra com o pedido de recuperação em juízo, acompanhado da documentação prevista em lei, e que será analisado pelo juiz. Neste momento, verificará se o pedido poderá ser aceito.

Recuperação Deferida: A documentação foi analisada pelo juiz e está correta e o pedido pode prosseguir para a próxima etapa, que será a apresentação do plano de recuperação, mas isso não significa que a recuperação será concedida.

Recuperação Concedida: Uma vez que passou por todos os passos e cumpridas às exigências de lei, foi acatado o pedido, quando a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano.

A série histórica deste indicador está disponível em: www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

Sobre a Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Sobre a Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

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