Preços do petróleo se recuperam após garantias da Arábia Saudita sobre acordo

LONDRES, 3 Jun (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo se recuperaram das pesadas perdas da semana passada nesta segunda-feira, após garantias sobre a produção da principal exportadora de petróleo Arábia Saudita, a líder da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

A Arábia Saudita indicou que o grupo de produtores de petróleo, juntamente com a Rússia, continuaria administrando a oferta global de petróleo para evitar um excedente.

"Faremos o que for necessário para sustentar a estabilidade do mercado além de junho. Para mim, isso significa reduzir os estoques de seus atuais níveis elevados", disse o ministro da Energia, Khalid al-Falih, ao jornal Arab News, de propriedade da Arábia Saudita.

O petróleo Brent subia 0,08 dólar, ou 0,13%, a 62,07 dólares por barril, às 11:34 (horário de Brasília).

O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,4 dólar, ou 0,75%, a 53,9 dólares por barril.

"A preferência da Arábia Saudita por continuar com, ou mesmo aprofundar, o compromisso de redução de produção da Opep e seus aliados também proporcionou um aumento nos preços", disse Abhishek Kumar, chefe de análise da Interfax Energy em Londres.

"No entanto, a escalada da guerra comercial dos Estados Unidos com a China, a União Europeia e o México limitará os ganhos de preço no período que antecede a reunião da OPEP e aliados."

A próxima reunião do grupo está prevista para o final de junho.

(Por Ron Bousso e Noah Browning)

REUTERS PS