Preços têm mínimas de 1 mês por preocupações comerciais e estoques nos EUA

Por

Os preços do petróleo fecharam em seus menores níveis em mais de um mês nesta terça-feira, à medida que novas dúvidas a respeito de um acordo comercial entre Estados Unidos e China reacenderam as preocupações sobre o crescimento global, além das expectativas de que os estoques de petróleo nos EUA possam atingir novas máximas de 19 meses.

Os contratos futuros do petróleo Brent recuaram 1,36 dólar, ou 1,9 por cento, e fecharam a 69,88 dólares por barril, enquanto o produto dos EUA caiu 0,85 dólar, ou 1,4 por cento, para 61,40 dólares/barril.

Esse foi o menor nível de fechamento para o Brent desde 4 de abril; para o WTI, o menor desde 29 de março.

"O WTI tem sido derrubado nas últimas semanas por aumentos inesperados na oferta de petróleo", disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates, em um relatório.

Os estoques nos EUA avançaram para suas máximas desde setembro de 2017 e, de acordo com analistas em pesquisa da Reuters, as previsões apontam para uma nova adição de 1,2 milhão de barris na semana passada.

Além disso, no domingo o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que elevaria tarifas sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses, de 10 por cento para 25 por cento, o que empurrou para baixo tanto os mercados asiáticos quanto os norte-americanos.