Alugar uma mesa em um espaço de trabalho compartilhado (coworking) na área central de San Francisco custa em torno de US$ 500 (R$ 1.970) por mês. Parar o carro em um rua da região custa US$ 2,75 (R$ 10,80) por hora.
O desenvolvedor Victor Pontis, 26, fez a conta e achou injusto haver mais espaços baratos para veículos estacionarem do que lugares para pessoas trabalharem.
Então, resolveu colocar uma mesa na rua, pagar um tíquete como se fosse um carro e trabalhar ali por uma tarde, num ato de protesto, para mostrar que os espaços destinados aos automóveis poderiam ser usados para outros fins.
Pontis publicou sua ação nas redes sociais e acabou atraindo 30 pessoas para fazer o mesmo em uma quinta-feira do mês passado.
No trabalho ao ar livre, Pontis usou um laptop com bateria capaz de durar algumas horas e levou um modem portátil, embora tenha encontrado sinal livre de wi-fi. E, para se proteger do sol, ficou em uma vaga onde havia sombra.
As imagens das mesas no asfalto se espalharam nas redes sociais, e pessoas em outras cidades resolveram copiar a ideia, em lugares como Santa Mônica, na Califórnia, e Toulouse, na França.
Outros interessados vieram procurá-lo, e ele criou um projeto, chamado WePark (em referência ao WeWork, uma das maiores redes de coworking).
"Estamos nos organizando pelo Twitter, pelo site wepark.us e por um grupo no Slack", disse Pontis à Folha. "Pessoas de outras cidades, como Nova York, Londres, Madri, Boston, Sacramento e Brisbane, estão planejando eventos", disse.
"O WePark não é um negócio e não pensamos em criar um agora", afirma. A ideia é incentivar os governos a rever o uso das vagas nas ruas, especialmente em áreas nas quais moradias e escritórios custam caro. As cidades deveriam readaptar as vagas de estacionamento e usar esse espaço para negócios, como lojas, espaços de coworking, cafés, restaurantes etc.", defende.
"Nosso foco está nas vagas de estacionamento em áreas centrais, onde o espaço é caro e frequentemente desperdiçado para estacionamento gratuito ou barato", disse. "A melhora no transporte público e nas ciclovias vai permitir dar outros usos para essas vagas."
Pontis trabalha no desenvolvimento de um app para facilitar a busca de patinetes e bicicletas de empréstimo e geralmente dá expediente a partir de casa, em cafés ou em bibliotecas.
Ele planeja colocar a mesa na rua em outras ocasiões, mas não todos os dias. Apesar de alguns lugares terem vista agradável, o barulho e a poluição gerados pelos carros tiram parte do conforto.