ASSINE
search button

Vale e Petrobras guiam queda do Ibovespa enquanto mercado aguarda Previdência

REUTERS/Amanda Perobelli -
Bolsa de valores
Compartilhar

A bolsa paulista começou maio com o Ibovespa fechando em queda nesta quinta-feira, pressionado particularmente pelo declínio das ações da Vale <VALE3.SA> e da Petrobras <PETR4.SA>, enquanto o segue em ritmo de espera por novidades sobre a tramitação da reforma da Previdência.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa <.BVSP> cedeu 0,86 por cento, a 95.527,62 pontos, de acordo com dados preliminares. O volume financeiro somava 12,2 bilhões de reais.

Macaque in the trees
Bolsa de valores (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

A queda de vários papéis brasileiros negociados nos Estados Unidos (ADRs, na sigla em inglês) na véspera, quando a B3 não funcionou por feriado nacional e o Federal Reserve frustrou apostas de sinalização de corte de juros, também motivou ajustes de baixa nas ações negociadas na Bovespa nesta sessão.

Na quarta-feira, o Fed manteve os juros na faixa de 2,25 a 2,50 por cento, como esperado, e o chairman do banco central norte-americano, Jerome Powell, disse que a posição de política é apropriada para o momento e que não vê argumento forte para se movimentar em outra direção.

Da cena doméstica, o noticiário em torno da reforma da Previdência continua no radar, particularmente a articulação política para o andamento da matéria, com o mercado aguardando a o início das discussões da matéria na comissão especial da Câmara dos Deputados na próxima semana.

Estrategistas veem uma tramitação laboriosa do texto que muda as regras das aposentadorias, o que deve continuar adicionando volatilidade ao pregão em maio, principalmente informações sobre a potencial desidratação da proposta original do governo.

Mais cedo, a B3 <B3SA3.SA> divulgou a terceira e última prévia do Ibovespa que vai vigorar a partir de segunda-feira até 30 de agosto, confirmando as entradas dos papéis da Azul <AZUL4.SA> e do IRB Brasil <IRBR3.SA>, enquanto Log Commercial Properties <LOGG3.SA> foi excluída.

DESTAQUES

- VALE <VALE3.SA> caiu 2,3 por cento, em sessão negativa para ações de mineradoras também na Europa <.SXPP> e tendo no radar notícia de que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou ação civil pública contra a companhia cobrando a reparação integral dos danos causados na tragédia de Brumadinho E pedido que a mineradora seja obrigada a apresentar 50 bilhões de reais EM garantias financeiras. (http://bit.ly/2GVEbye)

- PETROBRAS PN <PETR4.SA> recuou 1,4 por cento, em movimento alinhado ao declínio dos preços do petróleo no mercado externo. No feriado, a Chevron <CVX.N> informou ter concluído a compra por 350 milhões de dólares da refinaria de Pasadena, no Texas, da Petrobras.

- CSN <CSNA3.SA> fechou em baixa de 4,5 por cento, capitaneando as perdas entre papéis de empresas siderúrgicas, com USIMINAS <USIM5.SA> em baixa de 2,1 por cento e GERDAU PN <GGBR4.SA> perdendo 1 por cento.

- NATURA <NATU3.SA> caiu 3,4 por cento, antes da divulgação do resultado do primeiro trimestre após o fechamento do mercado, tendo de pano de fundo resultado da Avon Products <AVP.N>, com receita abaixo do esperado afetada por vendas diretas de representantes menores em alguns mercados, incluindo o Brasil. O BTG Pactual espera que a Natura apresente comportamento de receita similar, refletindo cenário desafiador do setor e nível mais alto de estoque das consultoras no final de 2018.

- BR DISTRIBUIDORA <BRDT3.SA> avançou 0,5 por cento, tendo no radar notícia de que recebeu cinco ofertas de redes varejistas e investidores interessados numa parceria para operar lojas de conveniência em seus postos, segundo disse à Reuters fonte com conhecimento do assunto. ULTRAPAR <UGPA3.SA> que controla a rede Ipiranga, subiu 2,2 por cento.

- ITAÚ UNIBANCO PN <ITUB4.SA> fechou com acréscimo de 0,7 por cento, antes da divulgação do balanço previsto para após o fechamento do pregão, enquanto o rival BRADESCO <BBDC4.SA> teve oscilação positiva de 0,06 por cento. BANCO DO BRASIL <BBAS3.SA> encerrou com variação positiva de 0,2 por cento.

- CCR <CCRO3.SA> subiu 1,2 por cento, no segundo pregão de alta após divulgação do resultado trimestral, quando indicou interesse em expansão de negócios no Brasil e no exterior, além de afirmar que não prevê ter novas despesas significativas com acordos de leniência firmados com procuradores em São Paulo e no Paraná.

- KLABIN UNIT <KLBN11.SA> valorizou-se 0,6 por cento, após divulgar resultado trimestral antes da abertura do pregão, com alta de 32 por cento no Ebitda ajustado em relação ao mesmo período de 2018. Analistas do Bradesco BBI disseram em nota que o resultado ficou acima de suas expectativas, mas citaram alguma preocupação com a demanda doméstica. A rival SUZANO <SUZB3.SA> fechou em alta de 3 por cento.