ASSINE
search button

Petrobras aprova venda de fatia adicional na BR por meio de oferta secundária

REUTERS/Paulo Whitaker -
Petrobras
Compartilhar

A Petrobras informou nesta quarta-feira que seu conselho de administração aprovou o modelo de venda adicional de sua participação na BR Distribuidora, a ser conduzida por meio de uma oferta pública secundária de ações (follow-on).

Macaque in the trees
Petrobras (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Após a oferta, a participação remanescente da Petrobras no capital social da BR será inferior a 50%, disse a empresa em fato relevante, confirmando sinalização anterior de um executivo da estatal.

A Petrobras, que detém 71,25 por cento do BR, maior distribuidora de combustíveis do país, não detalhou como será a oferta pública, mas em geral companhias listadas abrem tais operações para todas as classes de investidores.

Considerando o valor de mercado da BR, de 27,3 bilhões de reais, a Petrobras poderia levantar cerca de 6 bilhões de reais, se vendesse uma fatia superior a 21,25 por cento na companhia.

Em comunicado separado, a BR afirmou que, a pedido da Petrobras, está convocando assembleia de acionistass para deliberar sobre alterações do estatuto social para adequação da potencial nova composição acionária.

A Petrobras tem vendido ativos para reduzir dívidas e melhorar a alocação do capital da companhia, especialmente na produção de petróleo e gás no pré-sal.

O atual presidente da BR, Rafael Grisolia, quando ainda era diretor financeiro da estatal, disse que o plano da empresa era vender uma fatia adicional a distribuidora, mas seguir como acionista relevante.

Segundo ele, a empresa de combustíveis terá mais valor se puder tomar decisões de forma mais ágil um mercado competitivo.