CONCENTRAÇÃO BANCÁRIA

Jose Peres
Credit...Jose Peres

O JB tem feito uma série de denúncias sobre o cartel dos bancos e suas consequências negativas para a economia no país. São algumas poucas famílias que dominam o setor, impedindo uma concorrência que seria salutar. É preciso estabelecer um processo de desconcentração bancária. Outros problemas se somam a este, como as estratosféricas taxas de juros cobradas pelos bancos, o que, de acordo com especialistas, estão entre as razões que implicam no fraco desempenho da economia do país. Ainda não sabemos se o governo Bolsonaro terá força e vontade política para comprar essa briga com os bancos e as financeiras.

João Cardoso Ramalho

Rio de Janeiro

EXPECTATIVAS COM A REFORMA

Milhões de brasileiros que trabalham desde a adolescência e já contribuiram para a Previdência Social por mais de 20 anos, e que têm entre 44 a 53 anos já poderiam se aposentar daqui a cerca de cinco anos. Com a proposta do governo, terão de trabalhar por mais 20 anos, pois a regra de transição é matematicamente injusta.

Laércio Bitencourt

Rio de Janeiro

DESORDEM NA CESÁRIO DE MELO

A avenida Cesário de Melo que faz ligação entre os bairros de Santa Cruz e Campo Grande precisa receber urgentemente atenção da prefeitura, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Diariamente verifica-se um caos no acesso à estação ferroviária de Paciência. São barracas de vendedores ambulantes montadas em ambos os lados, automóveis que estacionam em fila dupla, dificultando a circulação, tanto de ônibus, carros, como também de pedestres. Enviei mensagens para a GM, a prefeitura, Cet Rio e Seop sem nenhum resultado positivo.

Sinvaldo do Nascimento Souza

Rio de Janeiro

CONFISSÕES

Finalmente o ex-governador Sergio Cabral confessou seus crimes e entregou seus companheiros que juntos assaltaram os cofres públicos do Rio de Janeiro, levando o estado à falência. Cabral precisou receber quase dois séculos de pena para tomar essa decisão.

Abel Pires Rodrigues

Rio de Janeiro

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

Um Encontro de Comunicação Comunitária promovido pela Agência de Notícias das Favelas se realizou na Escola de Comunicação da UFRJ. Diante dessa realidade de violência na cidade é de suma importância a participação popular na divulgação dos fatos. Ainda mais agora, no Rio de Janeiro, onde o atual governador promete ações que põem em risco a vida das pessoas nas comunidades.

Joana Souza

Rio de Janeiro

CONTRADIÇÕES

Baterias de notícias do Brasil e do mundo nos bombardeiam diariamente. No Brasil elas vêm acompanhadas da falência de valores políticos e morais. Será uma transição? Difícil saber. A própria Justiça desrespeita a Consituição. Ainda temos os fabulosos lucros dos bancos privados, R$ 60 bilhões, em 2018, enquanto 14 milhões de brasileiros estão desempregados.

Antonio Negrão de Sá

Rio de Janeiro


JB NO FACEBOOK

Sob pressão, Moro revoga nomeação de Ilona Szabó para Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

Para participar do Conselho neste governo, tem que ter formação em Facebook, Twitter e YouTube, com mestrado em WhatsApp e doutorado em curso online de filosofia do Olavo de Carvalho. Experiência na área e boa formação acadêmica são dispensáveis.

Sandoval Cruz