Tem início o 'salão da telecom'

O 'Mobile World Congress' (MWC), o maior evento anual da indústria de telecomunicações, abriu as portas ontem para quarto dias consagrados às novidades da telefonia celular em Barcelona, na Espanha. O tema mais esperado é a muito aguardada tecnologia 5G.

Organizado pela Associação Mundial de Operadoras (GSMA), o MWC, referência mundial do setor, porém mais voltado para os profissionais que a Consumer Electronic Show (CES) de Las Vegas, deve reunir este ano mais de 100 mil visitantes e 2 mil expositores.

Muitas operadoras, provedores de redes, empresas de segurança cibernética e companhias emergentes de quase 200 países aproveitarão os quatro dias para debater sobre a quinta geração da telefonia móvel (5G), mas também sobre a proteção da privacidade, a inteligência artificial ou os futuros serviços oferecidos ao consumidor. Símbolo das esperanças da indústria, sobretudo as relacionadas à rede 5G, o MWC terá discursos de representantes de setores diversos, como as montadoras de automóveis ou os serviços on-line. No domingo, muitos fabricantes de telefones celulares apresentaram novidades, como o primeiro smartphone dobrável da Huawei e vários aparelhos compatíveis com redes 5G. Exceções foram Apple, tradicionalmente ausente do evento em Barcelona, e a Samsung.