ASSINE
search button

Fed adota 'atitude paciente' diante de menor crescimento nos EUA

Compartilhar

O Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos estimou que o crescimento da economia do país vai desacelerar e que as perspectivas são "mais incertas" devido a maiores riscos globais, de acordo com a ata de sua última reunião divulgada nesta quarta-feira (20).

Os membros do comitê de política monetária, que no final de janeiro decidiram manter a taxa de juros, adotaram uma "atitude paciente para ter uma ideia mais clara da situação comercial", em meio às negociações entre a China e os Estados Unidos.

Em dezembro, o Banco Central dos EUA revisou para baixo suas estimativas de crescimento para 2019, de 3% para 2,3% .

Ao anunciar a decisão de manter os juros entre 2,25% e 2,50%, os membros do comitê de política monetária citaram como argumentos a "alta volatilidade dos mercados financeiros", o crescimento mais fraco da economia e o "enfraquecimento da confiança do consumidor e da indústria".

Nos Estados Unidos, "o ambiente político, incluindo as negociações comerciais e a recente paralisação parcial do governo" também contribuíram para a incerteza sobre as perspectivas econômicas.

O comitê também decidiu aguardar por "uma visão mais firme do alcance e da persistência da desaceleração econômica na China e na Europa", segundo a ata da reunião de janeiro.

A próxima reunião sobre política monetária será nos dias 19 e 20 de março.

vmt/nas/cbr/lda/dg/cc/mvv

Tags:

economia | eua | juro