ASSINE
search button

Islândia amplia cota de caça de baleias até 2023

Compartilhar

A Islândia ampliou sua cota de caça de baleias até 2023, dando continuidade, assim, a uma política condenada pela comunidade internacional.

O ministro da Pesca e Agricultura islandês, Kristjan Thor Juliusson, anunciou na terça-feira à noite que a cota anual será de 209 capturas para a baleia-comum, contra 161 em 2018, e de 217 para a baleia-minke, contra 262 em 2018, até 2023.

A baleia-comum é o segundo maior mamífero, depois da baleia-azul, enquanto a baleia-minke é uma das menores baleias.

O governo declarou que se baseou nas recomendações do Instituto islandês de pesquisa marinha, assim como em um informe da Universidade da Islândia, publicado em 15 de janeiro, sobre o impacto macroeconômico da caça de baleias.

"Estamos comprometidos a utilizar os recursos naturais de forma sustentável, sobre a base de um assessoramento científico", disse o ministro à televisão pública islandesa. "Estas cotas têm uma base científica, são sustentáveis, serão monitoradas e estão em conformidade com o direito internacional".

Em um comunicado, o governo islandês indicou que a quantidade de baleias-comuns triplicou em relação a 1987, chegando a 37.000 exemplares no Atlântico centro-norte em 2015.

Apesar de uma moratória internacional em vigor desde 1986, a Islândia, a Noruega e o Japão autorizam a caça de baleias - este último com fins oficialmente científicos, embora grande parte da carne seja vendida no mercado.

Segundo o informe da Universidade da Islândia, a caça de baleias continua sendo rentável para o país, e gerou rendimentos de 1,4 bilhão de coroas islandesas (cerca de 10 milhões de euros) por ano, entre 2009 e 2017.

str-po/hdy/glr/age/eg/db/mvv