Xi recebe americanos pessoalmente

O presidente chinês Xi Jinping receberá, pessoalmente, a delegação americana que pretende negociar uma solução para a guerra comercial aberta entre as duas potências econômicas, informou o jornal South China Morning Post (SCMP), de Hong Kong.

Xi se reunirá na sexta-feira na capital Pequim com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e com o representante para o Comércio, Robert Lighthizer, segundo o jornal. Os dois negociadores de Washington já se reúnem hoje com representantes do governo chinês. Uma delegação de altos funcionários americanos iniciou na segunda-feira em Pequim negociações preliminares, a fim de preparar o diálogo que começa amanhã entre os homens de governo. As discussões dão prosseguimento às negociações de janeiro em Washington.

Macaque in the trees
Xi Jiping terá reunião com negociadores (Foto: Reprodução)

Em uma reunião em dezembro na Argentina, Xi Jinping e o presidente americano, Donald Trump, estabeleceram como prazo limite o dia 1 de março para um acordo negociado. Depois desta data, as tarifas sobre o equivalente a US$ 200 bilhões em importações anuais chinesas aumentarão de 10% para 25%. Na terça-feira, Trump afirmou, no entanto, que poderia dar a China um prazo adicional "se estivermos perto de um acordo".

Washington exige que a China acabe com práticas que considera injustas, como a transferência obrigatória de tecnologias americanas, captura de propriedade intelectual americana, pirataria e grandes subsídios a estatais chinesas.