ASSINE
search button

BCE mantém taxas de juros inalteradas e reitera que QE acaba neste mês

Compartilhar

O Banco Central Europeu (BCE) manteve suas principais taxas de juros inalteradas após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira, como era amplamente esperado por analistas. O BCE deixou sua taxa básica de juros - a de refinanciamento - em 0% e a de depósitos, em -0,40%.

A autoridade monetária da zona do euro também reafirmou o plano de manter os juros nos baixos níveis atuais "pelo menos até durante o verão de 2019" para garantir que a inflação convirja para sua meta, que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2%, no médio prazo.

No comunicado da reunião, o BCE também confirmou que seu plano de relaxamento quantitativo (QE, pela sigla em inglês), pelo qual a instituição vinha comprando bilhões de euros em ativos mensalmente, terminará neste mês.

O BCE reiterou ainda que irá reinvestir integralmente os recursos obtidos com o QE por um período prolongado após sua primeira elevação de juros.

O presidente do BCE, Mario Draghi, fala sobre a decisão de hoje em coletiva de imprensa a partir das 11h30 (de Brasília).