Jornal do Brasil

Economia

Opep busca forma para reduzir a produção de petróleo

Jornal do Brasil

Os países da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) devem anunciar nesta quinta-feira uma decisão sobre o nível de redução de produção que estão dispostos a assumir para deter a queda dos preços, apesar do pedido de Donald Trump no sentido contrário.

Os membros da Opep, liderados de fato pela Arábia Saudita, se reúnem nesta quinta-feira na sede do grupo em Viena com outros países produtores de petróleo, com a Rússia à frente, para buscar a fórmula mágica que convença um mercado volátil no qual os preços caíram 30% em dois meses.

Na véspera do encontro, o presidente americano Donald Trump, que pressiona a Opep há vários meses, pediu à organização que não eleve os preços, ao pensar nos consumidores americanos.

As negociações começaram na quarta-feira. Todos os países reunidos, membros e não da Opep, representam pouco mais da metade da oferta mundial de petróleo e estão vinculados desde o fim de 2016 por um acordo para limitar a produção.

Muitos analistas acreditam no anúncio de uma redução da produção de uma amplitude indefinida para estimular o preço do barril, atualmente por volta de 60 dólares para o Brent, a referência na Europa.

 

js-smk/mf/sgf/pb/fp