ASSINE
search button

Assinado o acordo que substitui o Nafta

Compartilhar

O presidente dos EUA, Donald Trump, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente do México, Henrique Peña Nieto, assinaram ontem o novo acordo comercial entre os três países, o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), que substitui o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

Em coletiva de imprensa à margem do encontro do G20, Trump disse que é o melhor acordo da história. “O USMCA inclui setores de indústria, agronegócios e tecnologia. O acordo é maravilhoso para nossos agricultores e mudará o cenário do comércio para sempre”, disse.

Trudeau, do Canadá, afirmou que é um acordo de livre comércio e justo. “Protegeremos nossos empregos e criaremos novas oportunidades aos negócios”, disse. No final de seu discurso, ele afirmou que há muito mais trabalho a fazer na redução das barreiras comerciais. “Donald, precisamos continuar trabalhando para acabar com as tarifas de aço e alumínio. Tarifas de metais são um grande obstáculo para a nossa economia”, afirmou.

Embora tenha afirmado o acordo também preserva os empregos em seu país, Peña Nieto disse que “ainda precisamos avançar com a economia”.