ASSINE
search button

PIB alemão cai 0,2% no 3º trimestre

Compartilhar

Pela primeira vez desde 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha registrou contração, com a queda de 0,2% no 3º trimestre ante o trimestre anterior, desaceleração provocada pelo setor automobilístico e por problemas estruturais. Na comparação anual, o PIB alemão cresceu 1,1% no 3º trimestre, mas abaixo da projeção de analistas de alta de 1,3%.

O resultado encerra uma série de 16 trimestres consecutivos de crescimento, que havia começado no primeiro trimestre de 2015. A contração interrompe o ritmo de crescimento observado desde o início de 2018 (alta de 0,4% no 1º trimestre e de 0,5% no 2º).

Analistas, no entanto, acreditam que a Alemanha registrará em 2018 o 10º ano consecutivo de crescimento, de 1,6% a 1,9%, segundo as estimativas, embora em um ritmo menor que o resultado de 2017 (2,2%).

De acordo com o Destatis (Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha), o retrocesso reflete problemas no setor automobilístico. Entre julho e setembro a produção de carros, uma das principais indústrias alemãs, registrou o pior trimestre desde 1997, indica um relatório do instituto IfW.

Japão

A economia japonesa se contraiu no 3º trimestre de 2018 devido à queda dos gastos dos consumidores e das exportações após uma série de desastres naturais. O PIB do período de julho a setembro recuou 0,3% ante o trimestre anterior, revertendo o crescimento de 0,8% registrado de abril a junho. Vários desastres naturais reduziram o consumo, os investimentos das empresas e as exportações, assinalou Katsunori Kitakura, estrategista da Sumitomo Mitsui Trust Asset Management.

Tags:

alemanha | pib | queda