ASSINE
search button

BC da Austrália mantém taxa básica de juros na mínima histórica de 1,5%

Compartilhar

O Banco Central da Austrália (RBA, pela sigla em inglês) decidiu nesta terça-feira manter sua taxa básica de juros na mínima histórica de 1,5%, patamar em que se encontra desde agosto de 2016.

"Levando-se em consideração as informações disponíveis, (o RBA) julgou que manter a postura de política monetária inalterada nesta reunião seria consistente com o crescimento sustentável da economia e para atingir a meta de inflação ao longo do tempo", afirmou o presidente do BC australiano, Philip Lowe, em comunicado, sugerindo que continua aguardando sinais de fortalecimento dos salários e da inflação.

De qualquer forma, o RBA apresentou uma perspectiva mais otimista para a economia da Austrália, revisando projeções de Produto Interno Bruto (PIB) para cima e prevendo que a taxa de desemprego cairá para um nível ainda menor do que se calculava anteriormente.

O RBA estima que o PIB australiano crescerá em torno de 3,5% neste ano e em 2019. Já a previsão para a taxa de desemprego é que diminua do atual nível de 5%, o menor em seis anos, para 4,75% em 2020.

A decisão de política monetária do RBA veio em linha com as expectativas. Fonte: Dow Jones Newswires.