ASSINE
search button

Preços do frete marítimo despencam

Compartilhar

Em meio à guerra comercial entre Estados Unidos e China, e num preságio de desaceleração do crescimento global, o custo de contratação de navios de contêineres despencou 24% ante o pico de vários anos, enquanto as taxas cobradas por navios de matérias-primas recuaram 10% ante máximas em cinco anos.

No início das cadeias de fornecimento, os navios graneleiros transportam as matérias-primas, como carvão e minério de ferro, das minas para as fundidoras, enquanto os navios completam o ciclo transportando bens manufaturados globais das fábricas para os consumidores.

“O achatamento do índice de fretes de graneis secos no Báltico e do índice de contêineres sinalizam com certeza para uma desaceleração da economia global”, disse Ashok Sharma, diretor da contratadora de cargas BRS Baxi, em Cingapura.

Frederic Neumann, codiretor da Asia Economic Research do HSBC em Hong Kong, afirmou que o “comércio global está esfriando após forte desempenho nos últimos dois anos”. O índice Harpex Container, que acompanha mudanças semanais nos preços de frete de navios de contêineres, caiu em quase 25% desde junho. Já o Freightos Baltic Index, índice global de contêineres lançado em Cingapura em 2017, subiu a um recorde em agosto, mas desde então baixou 5,4%.

Tags:

china | economia | eua | frete