ASSINE
search button

Petróleo fecha em alta nesta sexta-feira, mas recua na semana

Compartilhar

Os preços do petróleo aumentaram nesta sexta-feira, mas não conseguiram impedir sua queda semanal, em um contexto de forte aumento das reservas americanas e preocupações com a oferta.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em dezembro fechou a 79,78 dólares no mercado de Londres (ICE), em alta de 49 centavos, mas com queda de 0,76% na semana.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em novembro ganhou 47 centavos, a 69,12 dólares, um recuo de 3,01% em uma semana.

"Houve uma pequena recuperação técnica logo antes do fim de semana", avaliou Gene McGillian, da Tradition Energy.

"As reservas dos Estados Unidos aumentam (na semana), o que pesa sobre os valores do WTI e isso tem implicações sobre o Brent", resumiu Bjarne Schieldrop, analista na SEB.

"Em um mercado que frequentemente cita uma oferta limitada para justificar o aumento dos preços, as reservas americanas mostram claramente um excedente da oferta (...) que sugere um mercado suficientemente abastecido por ora", afirmaram os analistas da Schneider Electric.

Por outro lado, os mercados não parecem acreditar em desequilíbrios no contexto da crise entorno da Arábia Saudita, pelo desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

"Há poucas possibilidades de que as tensões entre Washington e Riad culminem em sanções, considerando os intercâmbios comerciais maciços entre os dois países", avaliou McGillian.

bur-alb/dt/arc/mps/ll