ASSINE
search button

EUA mostra 'pouco interesse' em discutir acordo com UE, diz Malmström

Compartilhar

Os Estados Unidos demonstram pouco interesse em abrir discussões com a União Europeia para concluir um acordo comerciais, afirmou nesta quarta-feira a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström.

"Dissemos em várias oportunidades que estamos prontos para iniciar um exercício de alcance sobre um acordo limitado, centrado nas tarifas sobre bens industriais", explicou.

"Mas, por ora, os Estados Unidos não manifestaram grande interesse. Portanto, a bola está com eles", acrescentou.

As tensões entre Washington e Bruxelas, fortes desde meados deste ano, perderam intensidade no fim de julho, após uma reunião entre o presidente americano, Donald Trump, e seu colega na Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Ambos se comprometeram a "trabalhar juntos na eliminação de tarifas alfandegárias, barreiras não tarifárias e subsídios a bens industriais", com exceção do setor automotivo.

Um "grupo de trabalho" foi encarregado de trabalhar na viabilidade deste acordo, um exercício que, no entanto, nunca começou de fato, explicou Malmström.

Mas, em um sinal contraditório, Robert Lighthizer, representante comercial americano (USTR), disse ao Congresso na terça-feira que o governo Trump pretende negociar um acordo de livre-comércio com a União Europeia, o Japão e o Reino Unido para obter três acordos separados.

zap/cds/mr/pb/mb/ll/mvv