ASSINE
search button

Estados Unidos limitarão com tarifas remessas por correio da China

Compartilhar

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (17) que estão em vias de deixar a União Postal Universal (UPU), medida provavelmente dirigida à China, cujas empresas podem enviar pacotes ao país a baixo custo graças a esse acordo.

Em informe enviado ao presidente Donald Trump, o Departamento de Estado conclui que não foram realizados avanços suficientes para modificar o funcionamento da UPU, que existe desde 1874 e permitiu a livre-circulação do correio.

"O presidente (Donald Trump) está de acordo com o Departamento de Estado, que recomenda adotar suas próprias tarifas postais nas fronteiras dos Estados Unidos, no mais tardar a partir de 1 de janeiro de 2020", disse a Casa Branca em um comunicado.

Após a notificação dos parceiros do tratado, será iniciado o processo de retirada, que será prorrogado por um ano, de acordo com os regulamentos da UPU.

No entanto, a saída dos Estados Unidos poderia ser reversível, uma vez que o governo Trump indica que, durante esse processo, iniciará negociações com diferentes países.

"Se as negociações forem bem sucedidas, o governo está disposto a cancelar a retirada e permanecer na UPU", disse a Casa Branca.

Contactada pela AFP, a UPU, que tem 192 membros e está baseada em Berna, Suíça, não estava imediatamente disponível para comentar.