ASSINE
search button

Reservatórios garantem termelétricas desligadas

Compartilhar

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) reafirmou ontem, em reunião extraordinária, a decisão de manter desligadas as usinas termelétricas despachadas fora da ordem do mérito, isto é cujo custo da energia é mais alto. As usinas foram acionadas no início de setembro e permaneceram em funcionamento até sábado , 6 de outubro. A decisão decorre da avaliação de que houve melhora no nível de armazenamento dos reservatórios das usinas do Sudeste e Centro-Oeste.

O acionamento das térmicas foi aplicado para as usinas com custo variável unitário até R$ 766,28/MWh e dizia respeito a um conjunto de 14 usinas. Pesou na decisão do comitê, que é responsável pelo monitoramento do abastecimento e pelo atendimento ao mercado de energia elétrica do país, o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração no país. A bandeira segue vermelha 2.

Na semana passada o comitê determinou o desligamento das térmicas, argumentando melhora das condições hidrológicas na Região Sul e das ofertas competitivas de importação de energia da Argentina e do Uruguai. O nível de armazenamento do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste atingiu 21,5% no último dia 8, percentual 2,3% acima da curva de referência para este subsistema.