ASSINE
search button

Americanos William D. Nordhaus e Paul M. Romer ganham o Prêmio Nobel de Economia

AFP / Henrik MONTGOMERY -
Paul M. Romer e William D. Nordhaus são anunciados como ganhadores do Nobel de Economia
Compartilhar

Os americanos William D. Nordhaus e Paul M. Romer ganharam nesta segunda-feira, 8, o Prêmio Nobel de Economia por abordarem métodos para favorecer o crescimento sustentável. Em seus estudos, eles integraram mudança climática e inovação tecnológica com o crescimento econômico, informou a Academia Real de Ciências da Suécia.

"Suas descobertas ampliaram significativamente o escopo da análise econômica ao construir modelos que explicam como a economia de mercado interage com a natureza e o conhecimento", disse a academia em um comunicado. Com 9 milhões de coroas suecas (US$ 1 milhão), o prêmio foi estabelecido em 1968 e não fazia parte do grupo original de cinco prêmios estabelecidos no testamento de 1895 do industrialista sueco Alfred Nobel.

Macaque in the trees
Paul M. Romer e William D. Nordhaus são anunciados como ganhadores do Nobel de Economia (Foto: AFP / Henrik MONTGOMERY )

Os premiados "desenvolveram métodos que abordam alguns dos desafios mais fundamentais de nosso tempo: combinar o crescimento sustentável a longo prazo da economia global com o bem-estar da população do planeta", indicou a academia.

Ao conceder o prêmio, a organização citou William Nordhaus por mostrar que "o remédio mais eficiente para problemas causados por gases de efeito estufa é um esquema global de impostos de carbono universalmente impostos".

Membro do corpo docente da Universidade de Yale desde 1967, a pesquisa de Nordhaus concentra-se no crescimento econômico e recursos naturais e na economia da mudança climática.

As abordagens econômicas para o aquecimento global incluem modelagem para determinar o caminho eficiente para lidar com as mudanças climáticas. Ele também estudou comportamento de salários e preços, economia da saúde, contabilidade nacional aumentada, ciclo de negócios políticos, produtividade e "nova economia". Fonte: Associated Press.