ASSINE
search button

Mercado opera em alta após pesquisas favoráveis a Bolsonaro

Compartilhar

A Bolsa de São Paulo operava em alta nesta quarta-feira e o real subia na comparação com o dólar, após a divulgação de pesquisas que consolidam o primeiro lugar do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro na disputa pela presidência do Brasil.

O índice Ibovespa chegou a registrar alta superior a 4% nos primeiros minutos, mas depois recuou e às 10H40 operava em alta de 3,50%. Na terça-feira fechou em alta de 3,80%.

O dólar era negociado a 3,836 reais, menor valor desde 10 de agosto. Na segunda-feira, a moeda americana fechou a R$ 4,019.

A euforia do mercado é motivada pelas pesquisas, uma do Ibope e outra do Datafolha, que mostram uma vantagem de 10 a 11 pontos de Bolsonaro sobre Fernando Haddad, candidato do PT, no primeiro turno da eleição do próximo domingo.

Nas duas pesquisas, Bolsonaro, do PSL, subiu quatro pontos percentuais em menos de uma semana. Os dois candidatos aparecem empatados para o segundo turno de 28 de outubro.

Para a consultoria Infinity, "neste momento a escolha por um candidato à direita pouco tem a ver com o aspecto político e muito com o econômico, ao considerarmos os desafios em gastos públicos, previdência social, leis trabalhistas, entre outros, temas que geram grande desconforto na esquerda".

js/jm