Trump critica relações comerciais com o Brasil

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (1) que o Brasil trata as empresas dos Estados Unidos injustamente.

"O Brasil é outro caso. É uma beleza. Eles cobram de nós o que querem. Se você perguntar a algumas empresas, eles dizem que o Brasil está entre os mais duros do mundo, talvez o mais duro. E nós não os chamamos e dizemos: 'ei, vocês estão tratando nossas empresas injustamente, tratando nosso país injustamente", afirmou Trump, durante entrevista coletiva em que anunciou o novo acordo de livre comércio da América do Norte , o "USMCA".

Macaque in the trees
Donald Trump (Foto: JIM WATSON/ AFP)

A frase foi resposta a uma pergunta sobre as relações comerciais dos Estados Unidos com a Índia, país que cobra taxas consideradas elevadas por Trump para os produtos norte-americanos. Esta foi a primeira vez que o magnata republicano se referiu publicamente às relações comerciais com o Brasil desde o anúncio da taxação de aço e alumínio estrangeiros pelos Estados Unidos, em junho.

>> Países como Brasil e Índia fazem o que querem conosco, diz Trump
>> Trump celebra o USMCA, novo acordo comercial de EUA, México e Canadá

O governo brasileiro tentou negociar a inclusão em uma lista de países isentos da cobrança, mas não obteve êxito. A medida, busca preservar a indústria norte-americana da concorrência considerada desleal pelo governo.