EUA e Canadá voltam a negociar Nafta em alto nível

Estados Unidos e Canadá retomaram nesta quarta-feira em Washington suas negociações de alto nível para modernizar Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), também integrado pelo México.

Os contatos entre os principais negociadores foram interrompidos na sexta-feira e retomados pelo representante comercial americano, Robert Lighthizer, e pela ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland.

Delegados dos dois lados discutiram sem pausa até o amanhecer de quarta-feira, mas ao chegar ao encontro com o Lighthizer, Freeland não deu nenhum detalhe sobre o progresso em direção a um acordo que permita atualizar o Nafta, em vigor desde 1994.

Os Estados Unidos e o México já chegaram a um acordo sobre o tratado. O Canadá esperava que seus parceiros resolvessem suas disputas bilaterais antes de retornar à mesa de negociações.

Freeland disse que na última semana altos funcionários de seu país e dos Estados Unidos fizeram um "trabalho árduo" que se estendeu até 07H00 desta quarta-feira.

Além dessas conversas, a questão foi tratada na terça-feira em uma conversa telefônica entre o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"O primeiro-ministro reiterou seu compromisso de fechar um acordo que seja vantajoso para os dois países", disse seu porta-voz Cameron Ahmad.

Oficialmente, ambos os líderes, que haviam se enfrentado duramente na Cúpula do G7 em junho, não se falavam há várias semanas.

 

vmt-vog/jum/gm/lda/ll