ASSINE
search button

Sentimento de cautela e mau humor externo levam Bolsa a operar nos 75 mil pontos

Compartilhar

O sentimento de cautela segue entre os investidores na sessão desta terça-feira, 4. Logo após a abertura dos índices de ações em Wall Street, o Ibovespa acelerou a queda e se firmou no nível dos 75 mil pontos. Às 11h21, o principal índice da Bolsa perdia 0,59%, aos 75.741,96 pontos.

A influência negativa vem, principalmente, dos mercados acionários nos Estados Unidos, que operam em terreno negativo após um dia de feriado. Os investidores americanos devem conduzir a injeção de liquidez na Bolsa, cujo giro somou na segunda-feira R$ 4,7 bilhões - praticamente a metade da média do mês de agosto. Pouco antes do fechamento deste texto, a projeção de volume financeiro era em torno de R$ 10 bilhões.

Ao seguir em tendência de baixa, o principal índice da Bolsa tem como suporte 74.900 pontos. Abaixo deste nível, pode ganhar força o movimento de queda em direção aos próximos suportes em 71.900 e 69.000 pontos. No entanto, em caso de recuperação, o índice tem importante resistência em 79.500 pontos, segundo análise gráfica da Itaú BBA.

Analistas da LCA destacam, em relatório, sua percepção de que o dia vai ser fraco para os ativos de risco como ações, commodities e moedas emergentes.

A cautela marca o dia dos negócios tanto pela continuidade das negociações comerciais quanto a continuada deterioração do sentimento direcionado a mercados emergentes - ambas situações com impacto na cotação do dólar no exterior.

No plano doméstico, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial caiu 0,2% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. O resultado veio bem abaixo da mediana das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast (1,50%).

Os investidores também trabalham na expectativa da pesquisa Ibope/Estadão/TVGlobo na noite desta terça. No levantamento anterior, divulgado no último dia 20, o candidato Jair Bolsonaro liderava com 20% no cenário sem Lula, seguido de Marina Silva, com 12%, Ciro Gomes, com 9%, e Geraldo Alckmin, que obteve 7%.

Tags:

aço | bolsa