Cartas

Escreva para o

cessárioparaque meupaipu- desse viver comdignidade o tempo que ainda lhe resta.

Leandro Costa Cruz,

Rio

Greve

Há uma greve dos serventuá- rios da Justiça, que se arrasta por mais de 20 dias pelo cum- primento de uma sentença ju- dicial oriunda do próprio TJ-RJ. Ingredienteinteres- sante é o fatode o presidente do órgão não estar exercendo o seu poder contra o governador Sérgio Cabral, uma vez que já alegou ser “parceiro”, que- brando o protocolosegundo o qual “decisão judicialnão se discute, se cumpre”. O proces- sodos servidoressearrastou por 23 anos, tendo transitado em julgado a sentença em mar- ço, não havendo nenhuma ma- nifestação do governador mui- to menos dopresidente do TJ-RJ.Curiosoé que,como acirramento do movimento grevista,o presidentedo tratações, a previsão é que, até dezembro,a faltadeprofesso- res,hoje em830profissionais, sejareduzida azero.Desde 2009, mais de 6 mil professores foram contratados por concurso ou tiveram a dupla regência au- torizada. A secretaria esclarece, também,que,de acordocoma lei do turno único, a prefeitura terá prazo de dez anos para ins- talá-lo em todas as escolas.

Marcello Gazzaneo,

Secretaria Municipal de Educação

JB

Asfalto

A prefeituraestá asfaltan- do as ruas da cidade. Já não era sem tempo.Asfalto liso, mas cuidado como desnível da tampa de esgoto que ficou no nível antigo. Impressio- nante como não fazem as coi- sas como têm de ser feitas. O que custava elevar a tampa do esgoto ao novo nível? Isto depõe até contra a engenha- ria brasileira.

Panayotis Poulis,

Rio

Estados Unidos

A economia dos Estados Uni- dos tem alguma analogia com a tragédia do Titanic. O coman- dante subestima o tamanho do gelo.Os EUAavançam,inca- pazesde perceberasarmadi- lhas que o neoliberalismo lhes pregou. Não é o americano en- dividado queevita crédito bancário,é obancoprivado que sonega, ou osdois. E ago- ra?Capitalismo semcapital não existe. No desespero emi- tem-se bilhões de dólares sem lastro algum. O déficit aumen- ta. O mais g rave: Brasil, Japão, China e outrosacumulam bi- lhões dessa moeda podre.

Antonio Negrão de Sá,

Rio

Petrobras

Gostaria deesclarecimentos da Petrobras, que tanto diz rea- lizar pelos seus aposentados mas que no diaa dia ignora aqueles quetanto fizeramno passado para que hoje esta em- presa seja a gigante petrolífera quetanto seapresenta nosco- merciais de televisão.Meu pai (LuizRossato Cruz,matrícula 514044-0) éum dessesaposen- tados que, depois de servir com dedicaçãona refinariadeDu- que de Caxias,adoeceu com câncer. Agora dependeda bu- rocracia da estatal.Está de ca- ma no Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca,mas parece mais vantajoso para a Petrobras mantê-lo internadodo que aprovartodo otratamentone-

Normas:

As cartas deverão conter assinatura, nome completo e telefone. Não serão permitidas referências insultuosas nem informações incorretas. As cartas poderão ser editadas.

Endereço:

Av. Paulo de Frontin, 568 – Fundos – Rio Comprido CEP 20261-243 – Rio de Janeiro, RJ

Telefone:

(21) 3923-4000

Fax:

(21) 3923-4428

E-mail:

car tasjb.com.br

TJ-RJ, candidato a presidente do TRE-RJ, usou do poder para reprimir com mão de ferro aqueles que tentam exercer o direito de greve, ameaçando e, porúltimo, removendomais de 40 serventuáriospara co- marcas distantes dassuas re- sidências.

Aliomar de Oliveira,

Rio

Professores

A SecretariaMunicipal de Educaçãoesclarece queem maio foi realizado concurso para professor de educação física, ao contrário doque foipublicado no

JB

do dia 8. Todas as 200 vagas previstas no concurso, realizado antes mesmo da aprovação da lei do turno único nas escolas, já foram preenchidas. A secretaria ressalta, ainda, que não apenas realizou concursopara adisci- plina como vem reduzindo, des- de oano passado, odéficit de professores na rede municipal. Com aautorização doprefeito Eduardo Paes para novas con-

Car tas