Caderno B: confira dicas de livros

‘Eufrates’

Revelado pelo Prêmio Sesc de Literatura de 2006, desde então André de Leones lançou cinco romances e participou de coletâneas. Em “Eufrates”, que chega às livrarias no final do mês, o autor usa como cenário acontecimentos no eixo Brasil-Israel entre os anos de 1991 e 2013 passando por São Paulo, Rio, Brasília, Belém, Buenos Aires e Jerusalém. O livro conta a história dos amigos Jonas e Moshe que lidam com diferenças e situações cotidianas envolvendo pessoas comuns e suas contradições. José Olympio. 392 págs. R$ 57,90.

‘Bigornas’

Livro de estreia da carioca Yasmin Nigri, é um trabalho que vai além de uma simples coletânea de poemas. A autora constrói seu texto sobre a ideia de formação poética, abordando questões como solidão, violência e fracasso. Dividido em quatro partes, com um total de 70 poemas, traz alguns de seus primeiros trabalhos, com característrica mais bem-humora, como “Rua de ontem”, até os da última parte (“Bigornas”), mais concisos e densos. Editora 34, 120 págs., R$ 36.

Victoria Aveyard

A escritora norte americana faz sessão de autógrafos hoje, às 16h, na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul (Av. Lauro Muller, 116/Lj 301 - Botafogo; Tel.: 3572-7681). A autora é conhecida pelo sucesso da saga de fantasia “A Rainha Vermelha” - seguida de “Espada de vidro”, “A prisão do rei” e “Tempestade de guerra”, onde o mundo é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. No evento, que é aberto ao público (com distribuição prévia de senhas), a autora participa de bate-papo sobre a saga.