Blues em frente ao azul do mar

Com a vista noturna da Baía de Guanabara, começa hoje a primeira série de shows baseados, principalmente, em blues e jazz no terraço do hotel Prodigy, ao lado do Aeroporto Santos Dumont. Com dois shows a cada noite, o Blue Orla Jazz Fest abre sua programação com uma dobradinha Brasil-Estados Unidos, entre a cantora, compositora e multi-instrumentista americana Deanna Bogart e a banda do brasileiro Big Joe Manfra.

Nascida em Detroit, em 1959, com dez álbuns lançados desde 2010, Deanna se reveza entre o saxofone e o piano, além de cantar, na combinação bem americana de blues, jazz tradicional e um pé no country’n’western.

Tal qual bluesmen americanos, como Big Bill Broonzy e Big Joe Turner, o guitarrista Marfydio Vieira Machado Neto adotou o apelido Big Joe Manfra, devido à altura de 1,88 metro e a pronúncia de seu nome pelos professores americanos e colegas do Guitar Institute of Technology (GIT), na Califórnia, onde estudou.

Em trio, com César Lago no baixo e Cláudio Infante na bateria, ele forma a Big Joe Manfra Blues Band, com a qual já se juntou à cantora americana, no Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras, onde ambas as atrações tocaram na edição de 2016. “Um fator importante na escolha dos artistas foi a afinidade musical”, destaca Thiago Espósito , da O’Live Chic Live Music Branding, uma das produtoras do Blue Orla. “Como a Azul Produções, nossa parceira, já produzia o festival de Rio das Ostras, isso facilitou o novo encontro entre os músicos”, acrescenta.

“Fominha”, Big Joe Manfra também se apresenta na abertura, em formação acústica, no violão e na voz, com Jefferson Gonçalves (gaita) e Pedro Quental (voz, violão e washboard) no trio Blues Etc.

Jefferson volta ao terraço do Prodigy no último show do Blue Orla Jazz Fest, com a cantora Rosa Marya Colin, en 3 de novembro, depois de Marcel Powell, Victor Biglione, Robertinho Silva e Thaís Motta (8 de setembro) e mais um americano, o guitarrista Mark Lambert, com o Trio MPA (6 de outubro).

Como as apresentações são ao ar livre, a produção reservou um toldo para o caso de chuva, enquanto as paredes de vidro abafam o som dos aviões. 

--------

SERVIÇO

BLUE ORLA JAZZ FEST ORLA 21. Hoje, com Blues Etc. (19h) e Big Joe Manfra Blues Band + Deanna Bogart (21h).  Hotel Prodigy, cobertura. Avenida Almirante Sílvio de Noronha, 365, Centro (ao lado do aeroporto Santos Dumont). Telefone: 3478-4100. Ingressos: R$ 60 e R$ 40 (antecipado no site  olivechic.com.br/blueorla).