Caderno B: confira dicas de eventos

Festival de Cultura Indígena

Para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, acontece sábado e domingo no Parque Lage (R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico) um grande festival de cultura indígena, com exposição e venda de artesanato indígena, pintura corporal, cantos e danças rituais, contação de histórias e debates sobre a questão indígena com a participação de mais de cem índios de diversas etnias como Pataxó, Guarani, Tukano, Fulni-ô, Puri, Guajajara, Kariri-Xocó, Tikuna e Potiguara. Das 9h às 17h, com entrada franca.

Feira Asterisco

Feira que dá espaço para projetos independentes sobre a sexualidade, o gênero, o erotismo e o corpo reunindo artistas, editoras e designers em um espaço aberto e inclusivo à diversidade. A programação acontece no Espaço Saracvra (Rua Sacadura Cabral, 219 - Gamboa), a partir das 13h de sábado, com exposição de zines, livros, pinturas, pôsteres, esculturas, fotografias e artigos de fetiche. Além de conversas, performances, vídeos, instalações e festa. Contribuição voluntária. Classificação: 18 anos.

Festival O Passeio é público

A quarta edição do evento acontece domingo, das 9h30 às 21h, com curadores de diferentes cenas culturais, incluindo música, debates, cinema, atividades infantis, gastronomia e poesia. Há desde oficina de bambolê (11h) e de origami (15h) até aula de ioga (9h30) e oficina de bordado (15h). Dentre os shows, destacam-se a cantora Doralyce, que se apresenta às 18h, e o MC Jeza da Pedra (19h40). No Passeio Público, no Centro. Em caso de chuva, o evento será cancelado.