Os mortos de todos nós: confira crítica de 'Hilda Hilst pede contato'

A diretora Gabriela Greeb e a distribuidora Imovision são muito corajosos: bancaram uma ideia muito particular de homenagear a grande escritora e poeta Hilda Hilst através de um filme que flerta abertamente com o experimentalismo, une linguagem documental e ficcional para adentrar em uma lasca do mundo da mesma e saem com um filme arriscado, que faz poucas concessões e não tem medo de errar na ânsia de trazer uma visão fora dos padrões em matéria de biografia.

A realizadora tem sua própria Hilda na atriz Luciana Domschek, que corporifica a escritora e é dublada por ela. Através de fitas que a própria deixou, de suas solitárias incursões na Casa do Sol em tentativas de se comunicar com o plano astral e obter contato com os amigos escritores já falecidos, essa voz é inserida na interpretação de Luciana, que entrega um impressionante trabalho de mímica, com resultados emocionantes. Aos poucos, o filme mergulha nas questões cada vez mais introspectivas da escritora, com a ajuda de mais uma  fotografia espetacular de Rui Poças (de “As boas maneiras” e “Zama”). 

A parte documental reúne um grupo de amigos da escritora para debater sua personalidade e discorrer sobre passagens deles com ela, sempre calorosos. Todas essas possibilidades reunidas criam um programa único no circuito atualmente, um projeto que vai além da coragem em sua estrutura para homenagear uma das maiores escritoras brasileiras do século passado em um momento extremamente solitário, clamando por ouvir e ser ouvida, onde Gabriela acaba refletindo também em seu dispositivo a ‘solidão acompanhada’ que a sociedade zumbificada vive hoje.

‘Vocês mortos, vivem?’, pergunta Hilda para o espectador estático a sua frente na tela do cinema, arrepiando, sensibilizando e até fazendo rir com esse longa surpreendente. 

*Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ)

____________

HILDA HILST PEDE CONTATO: **** (Muito Bom)

Cotações: o Péssimo; * Ruim; ** Regular; *** Bom; **** Muito Bom

____________