Exposição traz séries sobre arquitetura e espaço público do Rio

A mostra "Três Vezes Rio" vai reunir fotografias do artista plástico e fotógrafo Aristides Corrêa Dutra, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes. É uma rememoração de sua vivência em diferentes lugares da cidade de São Sebastião d Rio de Janeiro. Da riqueza colonial ao contemporâneo, a mostra transcorre pelo neomedievalismo ao nacionalismo caboclo. A Abertura do evento será, às 17 horas, desta quarta-feira(01/02). De 02 a 31 de agosto poderá ser visitada  das 10 às 17 h. Nos feriados, das 12 às 17h. Entrada franca.

Mais sobre a exposição

Da riqueza colonial ao contemporâneo, transcorrendo pelo neomedievalismo e nacionalismo caboclo, a exposição fotográfica “Três Vezes Rio” estará no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e poderá ser visitada entre os dias 2 e 31 de agosto. A mostra do fotógrafo e artista plástico Aristides Corrêa Dutra é uma rememoração de sua vivência em diferentes lugares da cidade.

"Sua apresentação em séries distintas do espaço público e da arquitetura cariocas é fruto de minhas caminhadas pelas ruas da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro que sempre foi um convite à novas descobertas e ao deleite que me proporcionaram”, disse Dutra.

A abertura da exposição acontece na quarta-feira (1º/08), às 17h, no Salão Nobre, no segundo andar do Palácio Tiradentes.

Na série “Logos”, o fotógrafo foca na relação entre os livros do acervo da Biblioteca de Manguinhos e a arquitetura do Castelo Mourisco da Fundação Osvaldo Cruz ( Fiocruz). Aristides ressalta as formas e detalhes de uma das mais importantes instituições científicas do país.

Em tons de sépia e numa espécie de nostalgia do presente imediato, na série “Conversação”, o artista registra a relação entre estátuas e edifícios.

Já em “Da Misericórdia à Justiça”, se investiga em cores saturadas de cartões postais dos anos 1960 e 70 as marcas das transformações urbanas ocorridas na região do antigo Bairro da Misericórdia. Atualmente, o local abriga o Tribunal de Justiça do Rio, a Alerj e a históricas igrejas São José, Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e Santa Cruz dos Militares, entre outros.

PALÁCIO TIRADENTES. Rua Primeiro de Março, s/nº Praça XV - Centro — Tel: 2588 1251.