Caderno B: confira dicas de exposição

Costas de Vidro

Costas de Vidro é uma expressão utilizada pelos lutadores da Ladja – uma dança de combate praticada na ilha da Martinica, no Caribe, que lembra a capoeira. Foi esse ambiente que o fotógrafo Edu Monteiro mergulhou por quatro anos - foram três viagens e seis meses de residência - e que, agora, leva à Galeria Z42  (Rua Filinto de Almeida, 42 - Cosme Velho; Tel.: 98148-8146). O curador Roberto Conduru destaca que há fotos não só da dança, mas outras como a que mostra um homem parcialmente imerso na água segurando um tambor, como se o corpo e instrumento fossem um a extensão do outro. Seg. a sex., das 13h às 18h.  Entrada franca. Até 21/8.

Extremos líquidos 

Paula Klien apresenta pinturas e esculturas em exposição inédita na Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto 176 - Ipanema; Tel.: 2332-2016) a partir de amanhã. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, mais de 20 trabalhos são quase sempre em grandes formatos e monocromáticos, com variações de cinza. São cenários, imagens, paisagens poéticas ousadas, criativas e de precisão técnica. A artista lava, inúmeras vezes, as marcas criadas por ela com o nanquim: “O resultado tem uma relação com a beleza que o tempo traz”, diz a artista. Ter. a dom., das 13h às 20h. Entrada franca. Até 2/9. 

Elephant Parade Rio

A partir de amanhã, o BarraShopping (Av. das Américas, 4.666 - Barra; Tel.: 4003-4131) sedia o ateliê de pintura do evento até 20/9. O público pode acompanhar a confecção de mais de 20 esculturas selecionadas, que serão exibidas em exposição no próprio shopping, antes de ganhar as ruas, nos principais pontos turísticos do Rio, e leiloadas em prol de entidades filantrópicas, projetos de preservação dos elefantes e artistas participantes. Entre os trabalhos selecionados, está “Sukhi”, de Babi Wrobel, que se inspirou na cultura indiana para pintar um elefante em posição de lótus, que saúda a paisagem carioca. Seg. a sáb., das 13h às 22h. Dom., das 13h às 21h. Entrada franca.