Rede Kino promoverá encontro de Cinema e Educação na UFF

Inscrição para mostra e oficina encerra nesta quinta-feira, 17

A regional fluminense da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual (Rede Kino) convida a todas e todos para o II Encontro de Audiovisual e Educação, a ser realizado nos dias 24 e 25 de maio na Universidade Federal Fluminense (UFF). Os interessados têm até esta quinta-feira, dia 17 de maio, para inscrever seus filmes e para pleitear vaga na “Oficina de Vídeo em Celulares”. A lista dos selecionados será divulgada no dia 20, domingo, no site do evento. A inscrição no encontro pode ser feita pelo site ou no próprio dia. Haverá emissão de certificados.

Segundo a coordenadora regional da Rede Kino, Liana Lobo, o estado do Rio de Janeiro possui um diverso campo de produção e reflexão na área. “Temos grupos de pesquisa fortes como o CINEAD na UFRJ, muitos professores de escolas públicas desenvolvendo atividades e cineclubes em suas escolas, coletivos em favelas e comunidades afirmando o audiovisual em seus espaços, e movimentos sociais, como o MAB, realizando cirandas nas zonas rurais”. Para Liana, o encontro é uma ótima oportunidade para que esses diversos atores possam se encontrar e ampliar a atuação em rede.

Para o produtor João Paulo Gohar, existem cada vez mais iniciativas que buscam a interlocução desses dois campos do saber. “O crescente número de festivais específicos e formação de escolas de audiovisual nos mais distintos espaços são exemplos disso. O cinema e o audiovisual enquanto uma área de conhecimento, recentemente, tem ingressado na educação formal e não formal estimulando novas abordagens metodológicas”, comenta João.

Além de espaços para troca de experiências, o evento também realizará uma mostra de filmes escolares produzidos por educandos e educadores. Os filmes selecionados serão exibidos a partir das 14 horas do dia 25 de maio, sexta- feira. O encontro contará com debate com os realizadores presentes.

O evento será também uma oportunidade para quem quer começar a produzir seus próprios filmes de maneira acessível. No sábado, 26 de maio, haverá a “Oficina de Vídeo em Celulares” com Rosa Miranda, formada no primeiro e único curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual do Brasil, oferecido pela UFF.

Inscrições gratuitas:? httpss://redekinorio.wordpress.com/inscreva-se/

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

____________

Sexta, dia 25 de Maio

14H – 16H

Sessão Filmes Escolares

Local: ?Sala de Projeção

Mediadora:? Daniele Grazinoli (CINEAD-UFRJ)

Após a sessão, ocorrerá um debate com os realizadores presentes: educadores e educandos.

____________

16H – 17H

Encontros: momento de trocas e conversas

Local:? Sala Multiuso Moacy Cirne

Mediadora: Eliany Salvatierra (Educadora do Departamento de Cinema e Audiovisual – UFF)

____________

17H – 18H

Café para o povo

____________

18H – 21H30

Mesa Sociedade, Audiovisual e Educação

Local:? Sala Interartes

Mediadora:? Alice Yamasaki (Educadora da Faculdade de Educação da UFF)

Bete Bullara (coordenadora do CINEDUC)

Fábio José Paz Rosa (Doutorando em Educação pela UFRJ – Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá – Coordenador do Projeto de Pesquisa “Cinema negro, currículo e Formação de Professoras para em uma Perspectiva Intercultural e Decolonial”)

Gláucia Andreza (Educadora de Artes do Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Niterói e da Escola Municipal Guilherme Saraiva, em Itaboraí)

Adriana Fresquet (Docente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Cinead – Curadora do encontro de Educação da Rede Kino no Cineop)

____________

Sábado, dia 26 de Maio

9H30 – 12H30

Oficina de Vídeos em Celulares

Local: ?Sala Multiuso Moacy Cirne

Oficineira: ?Rosa Miranda (Licenciada em Cinema e Audiovisual – UFF)

____________

14H – 15H

Dinâmica

Local:? Sala Multiuso Moacy Cirne e “prainha” do IACS

____________

15H – 18H

Trocando Experiências: Audiovisual nas escolas

Local:? Sala Multiuso Moacy Cirne

____________

18H – 18H30

Café para o povo

18H30 – 19H30

Fórum Rede Kino

Local:? Sala Multiuso Moacy Cirne

____________

Serviço:

Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual - Rede Kino

Email: [email protected]

Tel: (21) 98281-3644

Local do evento:

Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) - UFF

R. Prof. Lara Vilela, 126 - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-590