Conheça o Carnaval de Viareggio, um dos mais famosos da Itália

Festa é célebre por suas alegorias e por ironizar personalidades

Há quem diga que o carnaval é uma festa exclusivamente brasileira. No entanto, a tradição vai além de nossas fronteiras e faz parte da cultura de diversos países do mundo, como a Itália.

O conhecidíssimo Carnaval de Veneza, que acontece entre os dias 11 e 28 de fevereiro de 2017, é um dos mais antigos do planeta e atrai turistas do mundo todo. O que muita gente não sabe é que existe outra festa no país da bota que é tão célebre quanto a veneziana: o Carnaval de Viareggio.

Conhecida como "citadella del carnevale" (cidade do carnaval), Viareggio se localiza na província de Lucca, a pouco mais de uma hora de Florença, e surgiu no século 16. A cidade é conhecida por sua arquitetura e pelas belas praias, além de sua grande atividade artística.

Mas não pense que o evento é novidade. A festa de Viareggio começou em 1873, quando burgueses puseram máscaras para se manifestar contra os impostos. As pessoas gostaram tanto da ideia que decidiram repeti-la todos os anos, o que fez surgir o carnaval-protesto de Viareggio. Depois, no fim do século, surgiram os carros triunfais, que inicialmente eram feitos de lona, material substituído mais tarde por papel machê moldado.

A festa de Viareggio é marcada pelo desfile de carros alegóricos, que carregam enormes esculturas de papel-machê representando figuras importantes da política e do entretenimento. Neste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, e seu antecessor, Matteo Renzi, estão entre os protagonistas do evento. Além disso, as alegorias dão um show de efeitos especiais enquanto desfilam pela Via Reggia.

Quando acontece?

O Carnaval de Viareggio acontece todos os anos, geralmente no mês de fevereiro. Em 2017, o evento começou no último dia 2 e vai até 5 de março. Os desfiles ocorrem apenas nos fins de semana e na terça-feira de carnaval, conhecida pelos italianos como martedì grasso (terça-feira gorda).