Fundação Cesgranrio abre inscrições para o 2º Prêmio Rio de Literatura

As inscrições para o 2º Prêmio Rio de Literatura estão abertas a partir de hoje, 28 de novembro, e seguem até o dia 12 de dezembro. Esta é a segunda edição da iniciativa, que recebeu mais de 600 inscrições em sua primeira edição. Promovido em parceria entre a Fundação Cesgranrio e a Secretaria de Estado de Cultura, o prêmio tem o objetivo de reconhecer a qualidade da produção literária nacional.

A premiação seleciona as melhores obras em duas modalidades: Obras Publicadas e Novo Autor Fluminense. Para concorrer à modalidade de escritores experientes, são duas categorias: Ficção e Ensaio. Em ambos os casos, a primeira edição das obras inscritas deverá ter sido publicada no período compreendido entre 1º de outubro de 2015 e 1º de outubro de 2016. Os autores dos livros selecionados serão premiados, cada um, com R$ 100 mil.

A segunda modalidade, exclusiva para descobrir os novos talentos do estado do Rio de Janeiro, abrange novos nomes da literatura que tenham nascido ou residam no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, além de oferecer R$ 10 mil ao vencedor, também viabiliza a edição e publicação de mil exemplares de sua obra, que serão doados ao autor e distribuídos para bibliotecas públicas e comunitárias do estado.

As inscrições para o Prêmio Rio de Literatura podem ser feitas somente pelo site do Centro Cultural Cesgranrio: https://cultural.cesgranrio.org.br/premio-rio-de-literatura-2016/. A divulgação das 45 obras finalistas acontecerá em maio do ano que vem. Os vencedores serão anunciados em agosto de 2017.