Semana dos Realizadores completa a programação com mostras de filmes e debates

Depois de anunciar a seleção para mostra competitiva, Realizações do Rio e sessões especiais da edição de 2016, a Semana dos Realizadores completa a programação, com três novas mostras especiais e os Debates Semana-Petrobras. 

As novas mostras anunciadas são a Retrospectiva de Marília Rocha, a mostra Semana convida CachoeiraDoc  Com Mulheres e a Carta Branca a Patricia Mourão, que reúne filmes de artistas contemporâneos brasileiros.

 Retrospectiva Marilia Rocha

Marília Rocha estreou sua primeira ficção em 2016, A cidade onde envelheço. O longa foi exibido em festivais como o de Roterdã, San Sebastián e Brasília, onde recebeu quatro prêmios, dentre eles o de melhor filme e direção. Marília vive e trabalha em Belo Horizonte e foi uma das fundadoras do centro de produção Teia, no qual permaneceu por dez anos. A Semana exibirá os 4 longas metragens da diretora, incluindo seu último trabalho.

Semana convida CachoeiraDoc — com mulheres

Semana convida CachoeiraDoc — com mulheres dá continuidade à série de programações convidadas de festivais relevantes de outros lugares do país. Neste ano o CachoeiraDoc, festival de documentários que acontece em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, apresentará uma mostra especial que foi curada coletivamente por curadoras mulheres, em torno de filmes de realizadoras. A programação dentro da Semana dos Realizadores tem curadoria de Amaranta Cesar, Yasmin Thainá, Janaína de Oliveira, Lis Kogan, Carla Maia, Ana Carvalho, Maria Cardozo, Mariana Porto e Marisa Merlo.

Carta Branca a Patricia Mourão

Desde a primeira edição, a Semana dos Realizadores tem tentado mapear e acolher a produção audiovisual brasileira independente voltada para investigações e experimentações de linguagens. Ao longo dos anos, por uma inclinação natural da Semana, as mostras competitivas apresentaram filmes realizados por artistas visuais que circulam, mais frequentemente, pelo espaço de galerias ou de museus. Nas edições mais recentes e, especialmente, a última, surgiu o desejo de pensar esse fenômeno um pouco mais concretamente, de ir em direção a aos filmes no lugar de simplesmente acolher aqueles que são inscritos. Por isso, convidamos Patrícia Mourão para programar duas sessões com filmes de artistas contemporâneos brasileiros.

Debates Semana-Petrobras

Já os Debates Semana-Petrobras são um convite a pensarmos junto da plateia. Serão dois encontros, que pretendem fazer uma reflexão sobre o atual momento das coisas em camadas diversas, integrando questões importantes da sociedade e chegando a uma reflexão sobre o próprio festival. 

A Semana aberta: caminhos passados, escolhas presentes, possibilidades futuras, que acontece sábado, dia 26, às 11h, Aliança Francesa de Botafogo, será uma conversa iniciada pelos curadores Daniel Queiroz e Lis Kogan para que haja um diálogo sobre que foi construído na Semana até aqui e o que podemos pensar para seu futuro. 

Por um cinema negro no feminino acontece domingo, 27, 17h45, no Espaço Itaú de Cinema, depois da exibição dos filmes Kbela, de Yasmin Thayná, e Amor maldito, de Adélia Sampaio. As cineastas e a pesquisadora de cinema negro Janaína Oliveira vão discutir o tema com a plateia. 

Um dos principais festivais dedicados ao cinema contemporâneo no país, a Semana dos Realizadores conta com o patrocínio da Petrobras e da RioFilme, e terá sua oitava edição entre 23 e 30 de novembro no Espaço Itaú de Cinema Rio de Janeiro, em Botafogo.

RETROSPECTIVA MARÍLIA ROCHA

Aboio, 73 min, 2005, Minas Gerais

Acácio, 80 min, 2008, Minas Gerais

A falta que me faz, 85 min, 2009, Minas Gerais

A cidade onde envelheço, 99 min, 2016, Minas Gerais

 

SEMANA CONVIDA CACHOEIRA DOC — COM MULHERES

Por um cinema negro no feminino 1

Amor maldito, dir. Adélia Sampaio, 76 min, 1984, RJ

Kbela, Dir. Yasmin Thayná, 23 min, 2015, RJ

Por um cinema negro no feminino 2

A mulher invisível, dir. Pascale Obolo, 6 min, 2010. França

Calypso Rose, dir. Pascale Obolo, 53 min, 2011, França/Trinidade e Tobago

 

Encantarias

4 portas, dir. Louise Botkay, 6 min, 2009, Haiti

Seiva, dir. Louise Botkay, 11 min, 2010, Haiti

Vertières I, II, III, dir. Louise Botkay, 10 min, 2014, Brasil

Vivo e Morro dos Prazeres, dir. Louise Botkay, 7 min, 2016, Brasil

Estou aqui, dir. Louise Botkay, 7 min, 2015, Brasil

Novo ano, dir. Louise Botkay, 3 min, 2010. Brasil

Mammah, dir. Louise Botkay, 8 min, 2016, França

Mãos limpas, dir. Louise Botkay, 8 min, 2015, Chade

 

Mulheres de perto

A entrevista, dir. Helena Solberg, 20 min, 1966, Brasil

Remontagem, dir. Trinh T. Minh-ha, 40 min, 1982, EUA

Rio de mulheres, dir. Cristina Maure e Joana Oliveira, 21 min, 2010, Brasil

 

Vagalumes

A febre, dir. Safia Benhaim, 39 min, 2014, França

A internacional, dir. Tatiana Mazú, 13 min, 2015, Argentina

Corpos politicos, dir. Coletivo Mulheres Audiovisual de Pernambuco, 4 min, 2016, Brasil

Do portão para fora, dir. Letícia Bina, 16 min, 2016, Brasil

 

Espelho de AnA

O espelho de AnA, dir. Jessica Candal, 43 min, 2011, Brasil

 

CARTA BRANCA A PATRÍCIA MOURÃO

Natureza concreta

16mm, Daniel Steegmann Mangrané, 2009-2011, 5'

Danae no jardim de Górgona ou saudade de Pangea, Thiago Rocha Pitta, 2011, 5'

Ancestral, Luiz Roque, 2016, 5'

O novo monumento, Luiz Roque, 2013, 5'

Phasmides, Daniel Steegmann Mangrané, 2009-2011, 23'

Eclipse, Marcius Galan, 2013, 7'

 

Documentos da Barbárie

Vera Cruz, Rosângela Rennó, 2000, 44', 2000

Sob as estrelas, as cinzas, Miguel Rio Branco, 2016, 14'

Barbara Balaclava, Thiago Martins de Melo, 2016, 18'

 

DEBATES SEMANA-PETROBRAS

A Semana aberta: caminhos passados, escolhas presentes, possibilidades futuras

Sábado, 26/11, 11h: Aliança Francesa de Botafogo (R. Muniz Barreto, 730 - Botafogo)

com Daniel Queiroz e Lis Kogan, curadores do festival

 

Por um cinema negro no feminino

Domingo, 27/11, 17h45: Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316)

com Yasmin Thayná e Adélia Sampaio, cineastas, e Janaína Oliveira, historiadora e pesquisadora.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais