Workshop de Direção do Curta Cinema chega à sua 16ª edição

A 26ª edição do Festival Curta Cinema promove neste sábado (5) e domingo (6) o Workshop de Direção com o cineasta Jeferson De, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), das 16h30h às 20h30h, com entrada gratuita. O festival, que segue até o dia 9, tem patrocínio da Petrobras, da Oi, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, da RioFilme e do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Reconhecido no Brasil por sua atuação em prol do cinema negro, o diretor traz em sua bagagem consciência política e produção artística. Com o manifesto "Dogma Feijoada", em 2015, Jeferson lança uma análise histórica sobre a produção audiovisual dos negros no Brasil, que depois gerou o livro “Dogma Feijoada e o Cinema Negro Brasileiro”.

Jeferson De participou da Comissão Especial de Seleção dos filmes brasileiros que concorreram ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015. Dirigiu diversos curtas-metragens, como “Carolina”, exibido em 2009 no Festival Curta Cinema, vencedor do prêmio de melhor curta-metragem e Prêmio da Crítica no Festival de Gramado.

Em 2010, teve sua estreia em longas-metragens com o filme “Bróder”, cujo roteiro foi selecionado para o VI Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance. Já em 2015 estreou o seu segundo longa metragem “O Amuleto” e agora está em fase de finalização do seu 3º longa metragem “Correndo Atrás”.

Como editor e finalizador em produções para a TV, Jeferson dirigiu 26 episódios da série "Pedro e Bianca", exibido na TV Cultura e ganhadora do Emmy no 2º Emmy Kids Awards e também do Prix Jeunesse Iberoamericano na categoria ficção para 12 anos. Foi diretor da sexta temporada de “Conexões Urbanas”, exibido no Multishow, e produz reportagens e projetos de ficção para a televisão.

 

Sobre o Curta Cinema

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Festival Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta-metragem no país, e há 10 anos se tornou o primeiro festival no Brasil a qualificar seus vencedores para uma vaga na disputa do Oscar. A cada ano são exibidos cerca de 200 filmes dos mais diversos gêneros e nacionalidades. A programação consiste em mostras competitivas (nacional e internacional), panoramas regionais, programas temáticos e de gênero, além de focos especiais dedicados à produção de um país específico. Além da exibição de filmes, o festival desenvolve uma série de atividades paralelas com caráter informativo e educativo, como workshops, palestras, oficinas e debates.

Patrocinado pela Petrobras, pela Oi, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – Secretaria Municipal de Cultura, pela RioFilme e pelo Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais